Não vai ser um domingo qualquer de Brasileirão. Neste dia 6, sete jogos fecham a 23ª rodada do Brasileirão. No Rio e em São Paulo, dois dos maiores clássicos do Brasil: Flamengo x Fluminense e Corinthians x Palmeiras.
Na parte da manhã, quatro clubes que estão colados na tabela entram em campo brigando pelas mesmas posições: Cruzeiro, Figueirense, Chapecoense e Ponte Preta.
A rodada começou neste sábado (5), com dois jogos. Jogando em casa, o São Paulo derrotou o Internacional por 2 a 0. O outro mandante já não teve o mesmo resultado positivo. No Maracanã, o Vasco foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético Mineiro.
Confira os confrontos deste domingo:
Cruzeiro x Figueirense
11h – Mineirão – Belo Horizonte
Todo mundo quer terminar o ano na Série A. Apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, o Cruzeiro vai ter, pela primeira vez, Mano Menezes no comando da equipe à beira do campo. O treinador chegou com a missão de afastar a Raposa do risco de queda. O Figueirense está um ponto à frente dos mineiros e também busca um fim de ano mais tranquilo. Na delegação que viajou a Belo Horizonte, o técnico René Simões não pôde levar Dudu e Leandro Silva. Marcão e Sueliton devem herdar as vagas.
Chapecoense x Ponte Preta
11h – Arena Condá – Chapecó/SC
Na Arena Condá, os adversários deste domingo também brigam pelas mesmas posições. Em 12º na tabela, a Chapecoense tem cinco pontos de vantagem sobre o primeiro time na zona de rebaixamento. Porém, a equipe catarinense vem de três derrotas seguidas e ligou o sinal de alerta. Para piorar, o atacante Ananias está suspenso e não encara a Ponte. A Macaca tem 27 pontos – apenas um atrás do Verdão do Oeste – e não vence há quatro jogos. Mesmo sabendo da força do adversário jogando em casa, o time de Campinas precisa se recuperar na competição se quiser se manter longe da Série B.
Flamengo x Fluminense
16h – Maracanã – Rio de Janeiro
Mesmo que o Rio não esteja com aquele sol que o carioca gosta, o domingo promete ser quente. Se Fla-Flu já é emocionante em qualquer ocasião, quando os dois rivais estão disputando as mesmas posições tem tudo para ser eletrizante. Momentos opostos: enquanto o rubro-negro vem embalado com três vitórias consecutivas e está na nona colocação, o tricolor perdeu nas três últimas rodadas do Brasileirão e caiu para sétimo lugar. Porém, como clássico é clássico, qualquer coisa pode acontecer.
Palmeiras x Corinthians
16h – Allianz Parque – São Paulo
Se o líder Corinthians parece imbatível, invicto há 14 rodadas, só um clássico para agitar a semana do Parque São Jorge. Com o Palmeiras pela frente, o Timão vai ter que superar a força do Allianz Parque, onde o Verdão tem excelente aproveitamento. Contudo, a equipe do técnico Marcelo Oliveira vive um momento diferente: com atenções divididas com a Copa do Brasil, o time não consegue uma sequência de vitória no Brasileirão e vencer o maior rival é um bom momento para embalar na competição.
Grêmio x Goiás
16h – Arena do Grêmio – Porto Alegre
Duelo que mexe com as duas pontas da tabela. O Goiás finalmente conseguiu sair da zona de rebaixamento e não pretende voltar mais. Para isso, terá um embalado Grêmio pela frente, que busca seguir na busca pela vaga na Libertadores. Com 41 pontos, o Tricolor gaúcho não corre risco de perder a vaga no G-4 nesta rodada, mas continua na cola do Atlético Mineiro em caso de vitória. O Esmeraldino joga no Sul de olho no duelo entre Avaí e Coritiba. Quem vencer tem chances de passar o time goiano na tabela. Só a vitória garante o Goiás fora da zona de rebaixamento.
Avaí x Coritiba
16h – Ressacada – Florianópolis
A partida promete estremecer a zona de rebaixamento. As duas equipes têm o mesmo número de pontos e secam o Goiás para escapar da incômoda situação. Por outro lado, não podem deixar de vencer neste domingo. Jogando em casa, o Avaí perdeu quatro dos últimos cinco jogos e precisa se recuperar no campeonato. A Ressacada é o trunfo do Leão da Ilha para o duelo. Já o Coritiba, apesar de ainda ocupar a 18ª colocação, não é derrotado há cinco rodadas. Vindo de dois empates seguidos, o time de Ney Franco quer voltar a vencer e confirmar a boa sequência com a saída das últimas posições.
Sport x Santos
18h30 – Ilha do Retiro – Recife
Fechando a rodada, a última partida envolve dois times que inverteram os papéis neste Brasileirão. Para o Sport, o campeonato começou cheio de esperança de brigar pelo título, mas, sem conseguir vencer há oito rodadas, o rubro-negro caiu de produção e despencou na tabela. Ao contrário, o Santos parecia que iria brigar para não ser rebaixado em 2015. Contudo, o Peixe virou a chave desde a chegada do técnico Dorival Júnior e está invicto há exatos oitos jogos na Série A. A Ilha do Retiro será o grande desafio do Alvinegro Praiano, onde é difícil ganhar do Leão.
(Com informações da CBF)