Cotidiano

Situação crítica: com rios 40% abaixo do nível e calorão, Sanepar avalia adoção de rodízio

A companhia informou ainda que análises da situação são feitas diariamente, levando em conta o consumo e o nível com que amanhecem os reservatórios

Situação crítica: com rios 40% abaixo do nível e calorão, Sanepar avalia adoção de rodízio

Cascavel – A crise hídrica na região oeste do Paraná vem se agravando. Sem volumes significativos de chuvas, o nível dos rios caiu ainda mais e está 40% abaixo do normal. Além disso, segundo a Sanepar, a captação no Lago de Cascavel em 30%, mas o reservatório também está em situação crítica, pois, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o Lago está 2,55 metros abaixo do nível, caracterizando o pior cenário da história.

Diante do cenário atual, sem a previsão de chuva expressiva e temperaturas elevadas, por conta da onda de calor que voltou a atingir a região, a Sanepar mantém o alerta amarelo e afirma que é bem possível que o rodízio no abastecimento seja implantado, caso não chova.

A companhia informou ainda que análises da situação são feitas diariamente, levando em conta o consumo e o nível com que amanhecem os reservatórios.

O consumo atualmente está na casa dos 74 milhões de litros/dia em média, bem acima da média do período, segundo a Sanepar. Nesta quinta-feira (26), nova análise será realizada, uma vez que as temperaturas nessa quarta chegaram a atingir 37ºC na região, de acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), e devem se aproximar dos 40ºC até o fim de semana.

Vem chuva?

De acordo com o Simepar, há possibilidade de registro de chuva nesta sexta-feira (27), também na segunda (30) e terça (1º), mas os volumes previstos para a região de Cascavel ficam abaixo dos 3 milímetros.

Já do dia 3 ao dia 9 de dezembro, há previsão de chuva todos os dias, e em alguns deles os volumes podem chegar a 40 milímetros.