Cotidiano

?Está rapidíssimo?, diz Meirelles sobre reformas econômicas

BRASÍLIA ? O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira que as reformas estruturais para recuperar a economia estão sendo feitas em um processo ?rapidíssimo?. Meirelles foi perguntado sobre declarações do ministro Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), que disse mais cedo que se as reformas não avançarem deixaria o governo.

? É normal a ansiedade por medidas rápidas. Comparado com a ansiedade em ver medidas concretas, está lento. Mas, comparado com o que foi feito nos últimos anos, está rapidíssimo. É um processo rapidíssimo, intenso, que está demandando trabalho forte, inclusive aos fins de semana ? disse Meirelles, sem citar diretamente a fala do colega de Esplanada, durante entrevista sobre a renegociação das dívidas dos estados.

Meirelles citou como exemplo a Proposta de Emenda à Constuição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos à inflação do ano anterior. O projeto foi encaminhado pelo governo ao Congresso e está em tramitação na Câmara.

Pereira afirmou, em São Paulo, que não acreditar que reformas importantes sejam aprovadas antes das eleições municipais. Mas que as medidas precisam ser enviadas ao Congresso Nacional até novembro, para aprová-las no primeiro semestre de 2017. Ele completou que, sem o avanço das propostas, pretende deixar o ministério.

Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira