Cotidiano

Empresa retomou instalação dos novos abrigos dos ônibus

Empresa retomou instalação  dos novos abrigos dos ônibus

A Construtora Guilherme retomou nesta semana a instalação dos novos abrigos dos ônibus, assim como havia ajustado com a Sesop (Secretaria de Serviços e Obras Públicas). De acordo com o secretário Sandro Rancy, desde a última segunda-feira (6) estão sendo instalados os 40 abrigos que estavam prontos e montados na empresa, a maioria na área central e, em alguns pontos específicos em que os antigos foram retirados, mas não foram repostos.

Rancy confirmou a reportagem do Jornal O Paraná que o prazo que terminava no dia 31 de outubro foi prorrogado por mais 6 meses e segue até final de abril de 2024, tempo que acredita ser necessário para que sejam terminadas as instalações. “Sabemos que os abrigos são importantes para o transporte público da cidade e, por isso, estamos insistindo para que o contrato seja finalizado para a população”, disse.

Segundo o secretário existem cerca de 1,3 mil pontos de ônibus na cidade e com a finalização deste contrato, terá um total de 950 pontos, mas que a ideia é de substituir todos até o fim do próximo ano. “Este abrigo tem uma roupagem nova, uma estrutura que possibilita que seja retirado do local e colocado em outro, caso mude a linha do ônibus, por exemplo”, falou. Além destes 40 abrigos, faltará ainda a instalação de outros 154, para totalizar os 815 do contrato.

Desde o início da licitação em fevereiro de 2020 o contrato teve um total de seis aditivos de prazo e três de valor. O valor inicial era de R$ 13.985.930,89, e agora passa R$ 17 milhões, mas nesse novo acordo não terá novo reajuste. A obra é financiada pela a Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS e que tem 5% de contrapartida do Município de Cascavel, para a instalação de todo o conjunto desde a construção da base, calçada e das rampas de acesso.