Cotidiano

Ed Sheeran é acusado de plagiar balada de vencedor do 'X Factor'

RIO — Richard Busch, advogado que representou a família de Marvin Gaye no processo contra Robin Thicke e Pharrell Williams por plágio, acabou de comprar uma nova briga. Desta vez, os reclamantes são os compositores Martin Harrington e Thomas Leonard, que afirmam que a balada “Photograph”, de Ed Sheeran foi plagiada.

Os dois, que já trabalharam com Kylie Minogue and Emma Bunton, compuseram “Amazing” em 2009. Matt Cardle, vencedor da edição de 2010 do programa “The X Factor”, incluiu a balada em seu álbum de estreia, “Letters” e a lançou como seu terceiro single. O sucesso, entretanto, não chegou: o degrau mais alto foi o 84º lugar na parada inglesa.

“Photograph”, por outro lado, rendeu bons frutos a Ed Sheeran. A canção vendeu mais de 3,5 milhões de cópias e teve mais de 208 milhões de visualizações no YouTube. Na peça de acusação, os compositores alegam que o refrão do hit é praticamente idêntico ao de sua obra são 39 notas em comum, com a mesma duração e tonalidade. Matt Cradle não está listado como uma das partes do processo, que pede indenização de US$ 20 milhões.