CASCAVEL

Carlos Gomes: Prazo da obra aumentará em, pelo menos, quatro meses para “terminar as calçadas”

Acompanhe as obras da Avenida Carlos Gomes e saiba mais sobre o prazo de conclusão e os desafios enfrentados na execução - Foto: Paulo Alexandre | O Paraná
Acompanhe as obras da Avenida Carlos Gomes e saiba mais sobre o prazo de conclusão e os desafios enfrentados na execução - Foto: Paulo Alexandre | O Paraná

Quem passa pelas obras da nova Avenida Carlos Gomes percebe que tem muito ainda a ser feito para que os trabalhos sejam concluídos, principalmente as calçadas e nos cotovelos – que são os avanços das esquinas de todo o trecho da avenida.

O prazo da obra – que termina no dia 18 de dezembro – terá que ser aditivado, informação confirmada pelo secretário de Serviços e Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy.

Rancy disse que eles estão bastante satisfeitos com a obra e que a parte da pavimentação está quase finalizando – terminando o asfalto na Rotatória da Unioeste e o trecho de conexão da Rua da Lapa – o restante está tudo pronto. “É uma obra bastante grande e complexa, lembrando que começamos lá na Travessa Cristo Rei e fizemos várias outras vias como a Barão do Cerro Azul, Duque de Caxias, Alexandre de Gusmão e o novo viaduto”, reforçou o secretário.

Segundo ele, ainda estão em tratativas com a empresa para acertar o prazo de ampliação, entre 120 a 150 dias – período necessário para conseguirem concluir a ciclovia, ajardinamento e principalmente as calçadas. Mas a previsão é que até o fim do ano finalizem o meio-fio, a drenagem que teve que ser ampliada, a sinalização horizontal e semáforos. “O que vai ficar é o trabalho manual que demanda de mais tempo e é minucioso como as calçadas, por isso, daremos esse prazo maior”, salientou.

Além disso, o secretário lembrou que as novas calçadas são acessíveis, diferente do que as que existiam antes e que eles tiveram que fazer obras bem maiores para conseguir escoar a água – problema que apareceu durante o andamento da obra.

Por causa disso, foram abertas mais bocas de lobo e um trecho maior de tubulação próximo ao Parque Tarquínio, mas ainda terá que ser feita na Rua Carlos de Carvalho, aonde a chuva mostrou que está ‘no limite’.

Mais caro

Por causa dessas obras extras, o secretário explicou que eles terão que fazer mais um aditivo de preço que ainda está sendo calculado. Do começo da obra até agora, um aditivo foi feito de R$ 82 mil, valor total de alguns ajustes, mas com o aumento da drenagem terão que investir mais dinheiro para conseguir resolver o problema que ficou bastante nítido com as fortes chuvas. “Precisamos corrigir isso agora com o andamento da obra já que com uma faixa a mais de rolamento temos mais áreas impermeabilizadas e precisamos melhorar a drenagem urbana”, frisou.

Alerta para pedestres

Rancy disse ainda que os pedestres que atravessam a avenida de um lado para o outro devem ficar atentos, já que com a retirada dos canteiros central que era mais alto, as pessoas estão passando por cima dos canteiros, mas que ali não é local e a orientação é sempre utilizar as faixas de pedestre.

Além disso, existe uma faixa a mais de rolamento que aumentou o tamanho da avenida de um lado ao outro. O canteiro central foi reduzido com o objetivo de facilitar a trafegabilidade, e rebaixado, criando espaço para uma nova via.

“É essencial que os pedestres, clientes do comércio na Carlos Gomes, assim como colaboradores, funcionários e moradores da região, utilizem as faixas de pedestre para atravessar a avenida. Para melhorar o fluxo, o Município retirou o grande canteiro central, que, além de obstruir a visibilidade, servia como anteparo”, explicou Rancy.

Para conscientizar sobre a importância do uso das faixas de segurança, foram instaladas placas indicativas ao longo da avenida. “É fundamental que as pessoas atravessem nesses pontos, pois haverá semáforos controlando e organizando o trânsito, garantindo a segurança dos pedestres”, reforçou.

Looping de quadra

Depois de pronta e seguindo o modelo das três principais avenidas da cidade – Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco – que tiveram mudanças consideráveis depois de serem revitalizadas, o trânsito da nova Avenida Carlos Gomes seguirá a mesma tendência com a proibição de retorno em toda a via, desde a Avenida Brasil até a Unioeste, sendo necessário o looping de quadra para acessar de um lado ao outro da avenida.

A ideia é implantar também a famosa “onda verde”, no entanto, três entroncamentos estão ainda sendo estudados pela Sesop e a Transitar, para que seja definida a melhor forma de tráfego no local, já que são uniões de várias vias e o conjunto de vários semáforos. Os locais ficam na região do Cemitério Central, na Rua Jaime Duarte Leal e no cruzamento da Rua Rio da Paz.

Em obras

As obras iniciaram em 18 de setembro do ano passado com prazo de 15 meses para serem concluídas. O custo inicial é de R$ 51.144.674,40, montante que será pago com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano). Ela tem ao todo um total de 56 quadras, sendo que em todo o trecho, a base do asfalto foi refeita, assim como toda a pavimentação, galeria de água pluvial e trocada a calçada para paver no prolongamento em que a obra passa.

A obra inclui ainda uma ciclovia, interligando com a Rua da Lapa e revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz, local com intenso movimento de veículos próximo ao Terminal Sul.