PROVIDÊNCIAS

Câmara recebe relatório de sindicância sobre demora na apuração de abuso em CMEI

Foto: Assessoria/CMC
Foto: Assessoria/CMC

Cascavel - A Secretária de Comunicação e porta voz da Prefeitura Beth Leal, esteve na Câmara na tarde desta segunda-feira (2) para protocolar o resultado da sindicância que apurou a demora no processo de investigação até chegar à demissão do ex-servidor acusado de crime sexual infantil em CMEI. O presidente Tiago Almeida (Republicanos) disse que vai enviar cópias da sindicância a todos os vereadores e que encaminhará qualquer decisão que venha a ser tomada pelos parlamentares sobre esse assunto.

Entenda o caso

A sindicância foi realizada na Prefeitura para apurar preliminarmente o que teria motivado a demora no processo administrativo contra o ex-servidor, já que o abuso aconteceu em 2019 e o acusado só foi demitido no final de 2024, mesmo tendo sido condenado a 30 anos de prisão por estupro de vulnerável.

O procedimento que foi agora concluído propôs a abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) contra a servidora efetiva que presidiu o PAD da época para apurar o caso. Além disso, a sindicância sugeriu ao prefeito Renato Silva (PL) que nomeie um corregedor para a Prefeitura, que está com o cargo vago desde 2023. Por fim, também foi sugerido a todas as secretarias que tenham maior atenção sobre todos os procedimentos disciplinares daqui para frente.

Beth Leal, que representou o prefeito no ato do protocolo, explicou que o chefe do Executivo já iniciou a implementação das medidas sugeridas. Já nomeou uma corregedora, abriu o PAD solicitado e encaminhou as recomendações aos secretários municipais.

Ações do Legislativo

Durante a coletiva à imprensa que se seguiu ao protocolo, o presidente Tiago Almeida garantiu aos jornalistas que tomará todas as providências como chefe do Poder Legislativo. Afirmou que, caso um grupo de pelo menos um terço dos vereadores veja a necessidade de mais investigações por parte da Câmara e formalize um pedido para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), ele dará encaminhamento ao pedido.

Participaram do protocolo e da coletiva, além de Tiago Almeida, os vereadores Edson Souza (MDB), Serginho Ribeiro (PSD), Antonio Marcos (PSD), Cidão da Telepar (Podemos), Fão do Bolsonaro (PL), Sadi Kisiel (Republicanos), Mauri Schaffer (PSD), Xavier (Republicanos), Everton Guimarães (PMB) e Hudson Moreschi (Podemos).

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMC