Cotidiano

Empresa britânica retira produto do mercado por risco de conter pedaços de metal

Quorn2.jpgRIO ? A empresa britânica Quorn acaba de anunciar um recall de 12 mil pacotes do picadinho vegetariano devido à possibilidade de conterem pedaços de metal, informa reportagem publicada no site do jornal The Independent. The Food Standards Agency (FSA) emitiu um severo aviso aos clientes para não comerem o produto, particularmente popular entre os vegetarianos, e devolvê-lo à loja onde foi comprado, pois apresenta um risco de segurança.

De acordo com o jornal britânico, os sacos de 300g só foram vendidos em supermercadosda rede Tesco. Eles têm o código de barra 136331 e validade até 21 de agosto de 2018.

“Não há outros lotes ou produtos Quorn Foods afetados “, diz a FSA.

Em um comunicado, a Quorn disse que a segurança e o bem-estar de seus clientes é a sua “prioridade número um”. A empresa acrescentou que o recall era uma medida cautelar relativa a um “lote específico de um único produto”.

A produtora filipina de massas instantâneas Monde Nissin comprou a empresa britânica Quorn Foods por 550 milhões de libras esterlinas para capitalizar a crescente demanda por alimentos saudáveis em 2015.

Substituto da carne, o Quorn é feito de uma micoproteína, utilizada em refeições prontas ou em produtos que se assemelham a hambúrgueres, salsichas ou filetes de frango (nuggets).

A micoproteína é uma proteína de alta qualidade, muito rica em nutrientes e naturalmente com baixo teor de gordura. É extraída de um fungo, o Fusarium venenatum, que se produz em grandes tanques de fermentação em laboratório.