Cotidiano

Atividades comemoram Dia do Meio Ambiente

Já na ONG Amigos do Rio, os integrantes do grupo fizeram o plantio de mudas de orquídeas em um tronco de árvore centenária

Cascavel – Diversas ações marcaram, ontem, o Dia Mundial do Meio Ambiente, oficialmente celebrado hoje. No Lago Municipal, mais de 130 voluntários levantaram cedo e, para espantar o frio, fizeram a limpeza do Rio Cascavel.

Além de retirar das margens do rio dezenas de sacos com lixo doméstico, entulhos e até mesmo pneus, os voluntários fizeram um trabalho de conscientização com os usuários e também com os moradores da área ribeirinha.

De acordo com Rita Ivone Camana, gerente regional da Sanepar, diversas atividades foram realizadas ao longo de toda Semana do Meio Ambiente. “Hoje [ontem] fizemos a análise da água do Rio Cascavel, a limpeza, a conscientização ambiental, mas também fizemos uma vistoria nos potenciais poluidores do rio como, por exemplo, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e também visitas em algumas propriedades rurais para fazer a coleta de embalagens de agrotóxicos”.

Segundo o gestor de processamento de esgoto, Luis Antônio Lopes, em parceria com a Polícia Ambiental, será feito um estudo de análise de fragilidade do solo. “Temos vários pontos, ao longo do rio, em que a erosão, em decorrência da ação do homem, grande quantidade de terra já foi derramada no rio, o que pode causar, no futuro, um prejuízo ambiental incalculável”.

Amigos do Rio

Já na ONG (Organização Não Governamental) Amigos do Rio, os integrantes do grupo fizeram o plantio de mudas de orquídeas em um tronco de árvore centenária.

Conforme o presidente, Adelar José Valdameri, o tronco é da árvore canjarana, que está há mais de 56 anos na propriedade. “Plantamos uma árvore araucária, que é o símbolo da cultura paranaense e que, se não cuidarmos, ela acabará se perdendo”.

E é justamente para manter a cultura que mais de mil mudas do pinheiro e centenas de mudas de ipê amarelo foram doadas e serão plantadas em áreas de mata ciliar. “O plantio da grande maioria das mudas será feita no Rio das Antas, entre Cascavel e Toledo. A intenção é fazer no local o Vale das Araucárias”.