Cotidiano

Com Hillary quase garantida, Obama indica que entrará em sua campanha

WASHINGTON – A Casa Branca indicou nesta segunda-feira que o presidente Barack Obama poderá anunciar formalmente ainda esta semana seu apoio à pré-candidata Hillary Clinton nas prévias eleitorais democratas. A ex-secretária de Estado está a 23 delegados de obter a candidatura, segundo a agência de notícias Associated Press. Obama conversou com Sanders nesta semana e disse esperar unir o partido, segundo seus assessores.

Após a vitória em Porto Rico, Hillary ficou com 2.360 delegados e superdelegados (que podem votar em quem desejarem) — bem perto dos 2.383 necessários para a indicação.Acredita-se que a ex-primeira-dama conquiste os 23 restantes ao vencer as prévias de Nova Jersey, onde as pesquisas preveem sua vitória sobre Bernie Sanders. De acordo com o “New York Times”, Obama está avaliando apoiar a campanha abertamente.

— Uma vez que os eleitores de Nova Jersey e da Califórnia tenham tido a oportunidade de manifestar sua preferência, então, talvez estejamos em uma posição, na qual teremos uma ideia muito maior do provável resultado — disse o porta-voz da Presidência, Josh Earnest, em sua entrevista coletiva diária na Casa Branca.

Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual o presidente Obama não falará já na quarta-feira, Earnest desconversou.

— Não sei. Talvez ele vá fazer isso — respondeu, com um sorriso, sem anunciar uma data específica. — Acho que a campanha de Sanders concordaria em que o presidente trabalhou duro e fez todo o possível para ser justo [em relação a ambos os pré-candidatos].

Ele destacou, porém, que “o presidente tem, sim, laços pessoais de longa data com Hillary”, que foi sua secretária de Estado por mais de quatro anos”.

SANDERS RESISTE

O senador, no entanto, não dá indícios de que vá desistir, alegando que os superdelegados podem mudar seus votos até a convenção do partido, em julho.

— Agora o caminho está possivelmente mais estreito do que há duas semanas ou há um mês, mas ainda há um caminho — disse Symone Sanders, secretária de imprensa da campanha de Sanders, à CNN.

Se existe alguma esperança para Sanders nesta terça-feira, ela virá da Califórnia, o maior prêmio do dia em que seis regiões estarão em jogo. O estado tem 475 delegados. Pesquisas mostram Hillary um ou dois pontos à frente. Mas, mesmo com este reforço, o senador não atingiria o total necessário. Ele, no entanto, pode continuar dando dor de cabeça a Hillary, num momento em que ela já gostaria de concentrar sua munição contra o republicano Donald Trump.