Política

Kaefer volta ao cenário político pelo Podemos com missão de expandir sigla

Alfredo Kaefer retorna ao cenário político com sua filiação ao Podemos, visando fortalecer o partido no Paraná e Brasil - Foto: Divulgação
Alfredo Kaefer retorna ao cenário político com sua filiação ao Podemos, visando fortalecer o partido no Paraná e Brasil - Foto: Divulgação

Cascavel e Paraná - O ex-deputado federal Alfredo Kaefer, que trilhou trajetória de peso no cenário político paranaense, voltará ao cenário político nas linhas do Podemos, partido que vem ganhando força no Paraná e no Brasil. Com o aval da presidente nacional Renata Abreu e conduzido pelo ex-senador Alvaro Dias, por quem teve a ficha de filiação abonada, Kaefer deverá ser nomeado como vice‑presidente estadual da sigla, com missão de expansão do Podemos e visando o pleito eleitoral de 2026.

Kaefer foi deputado federal por três mandatos e, em sua estreia na política, conquistou mais de 158 mil votos em todo o Estado, incluindo cerca de 60 mil em Cascavel. Ele classifica a filiação ao Podemos como “uma volta ao movimento político partidário.” A filiação, acertada em Brasília na semana passada, inclui o compromisso de expandir o Podemos no Paraná e reorganizar o partido. “Há muitas cidades onde o Podemos não está presente”, destacou.

Além de reforçar o quadro de lideranças, Kaefer vê na sigla um espaço para suprir a uma lacuna de representatividade e determinado a participar ativamente do movimento no Paraná. “Quanto à minha parte, quero contribuir no Podemos com a experiência adquirida há anos como político, não obstante de ser candidato ou não. Isso é uma coisa que a gente vai avaliar para frente. Mas, de todo modo, eu estou determinado, estou combinado com a direção nacional participar ativamente dos movimentos políticos do Podemos no Paraná,” afirmou.

Ao comentar a fusão em curso entre Podemos e PSDB, ele ressaltou que “a Convenção Nacional do PSDB ainda não referendou essa fusão, mas espero que aconteça e teremos um partido já bem robusto, com boa representatividade na Câmara Federal e também no Senado.”

Segundo Kaefer, a sigla não compartilha de alinhamentos políticos da esquerda e estará a caminho de uma candidatura de oposição à Lula. “O Podemos hoje tem um alinhamento programático que não coaduna com a esquerda e com o PT, e certamente o partido estará caminhando com uma candidatura de oposição ao atual governo.”

Sobre o futuro político no Paraná, Kaefer indicou que o Podemos almeja lançar “candidatura ao Senado, buscar uma nominata expressiva de candidatos para a Câmara Federal e também para a Assembleia Legislativa.” O ex-deputado experiente também não descarta o Podemos ter uma candidatura alternativa ao Governo do Estado. O Podemos conta com uma bancada de quatro senadores e quinze deputados federais.

Podemos no Paraná

No Paraná, o deputado federal que representa o Podemos é Luiz Carlos Hauly. Na Assembleia Legislativa do Paraná são dois deputados estaduais, Denian Couto e Fabio Oliveira.

Já nos municípios paranaenses, o Podemos possui 8 prefeitos, 20 vices-prefeitos e 178 vereadores, que foram eleitos no pleito de 2024. Em Cascavel, a legenda conta com dois vereadores, Hudson Moreschi e Cidão da Telepar.

Antigas parcerias?

Aliados de longa data, Alfredo Kaefer e o ex-senador e ex-governador do Paraná, Alvaro Dias (Podemos) irão novamente dividir uma sigla.

Kaefer ainda tem reiterado a Alvaro Dias que o ex-senador não deve desprezar o histórico político irreparável e de grande contribuição com a vida pública do Paraná e do Brasil e por isso, sugeriu ao aliado que esteja à disposição para concorrer ao Governo do Paraná ou ao Senado Federal.