Agronegócio

Deral confirma a alta produtividade

Marechal Cândido Rondon – Com o objetivo de tratar sobre o fechamento da safra de verão e o início da safra de inverno, foi realizada uma reunião entre a Secretaria de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Rondon e o Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento). O encontro foi realizado no Paço Municipal. Representantes do Banco do Brasil, do Sicoob Marechal, do Instituto Emater, do Acempre, do Sindicato Rural Patronal, do Sisteplan, da Sicredi e do IBGE também estiveram presentes.

A soja de verão, em Marechal Rondon, rendeu uma produtividade média de 3.600 quilos por hectare (ha), com o plantio de 31.500 hectares. Foram plantados também 1.000 hectares de milho e colhidos 8.700 quilos/ha, em média.

Para a nova safra de mandioca, foram plantados 1.500 ha e a previsão da colheita é de 35 toneladas/ha.

Também foram plantados 24.500 ha de milho safrinha, com previsão de colheita de 5.800 quilos/há, em média.

Já o trigo será plantado em abril (1000 ha), com produtividade prevista de 3.000 quilos/ha.

Otimismo

Para o secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Rondon, Leandro Dadalt, os números apontados pelo Deral são altamente positivos: “Essas estatísticas comprovam a eficiência dos nossos produtores rondonenses, que aproveitam os avanços tecnológicos e atingem altas produtividades em suas lavouras, ajudando a alavancar a economia do nosso município”.