Variedades

Festival de Música: Alunos têm imersão e aprimoram habilidades em oficinas gratuitas em Cascavel

Além de músicos profissionais e amadores de Cascavel, também há participantes do Oeste e Sudoeste do Estado e também de Chile e Venezuela

Festival de Música: Alunos têm imersão e aprimoram habilidades em oficinas gratuitas em Cascavel

Cascavel está tomada pela música. Uma cidade que respira a arte e tem até trilha sonora. Isso porque está acontecendo a 33ª edição do Festival de Música de Cascavel, um dos eventos mais tradicionais da cultura do Oeste do Paraná. Nesta segunda-feira (10), começaram as aulas nas oficinas gratuitas. Ao todo, são mais de 500 alunos que estão tendo uma verdadeira imersão musical para aprimorar as habilidades.

O Festival terá programação até o dia 16 de julho, com atividades todos os dias. Além de músicos profissionais e amadores de Cascavel, também há participantes do Oeste e Sudoeste do Estado e também do Chile e Venezuela. Os músicos podem desenvolver ainda mais o talento com professores altamente gabaritados.

Ao todo, são 27 oficinas de música, oferecidas gratuitamente, que estão sendo realizadas em diversos espaços da cidade, incluindo o Teatro Municipal, o Colégio Marista de Cascavel, a Cia da Música e o Liceu Musical Palestrina. Desde iniciantes até músicos experientes, há opções para todos os níveis e preferências musicais. Dentre os wokshops estão aulas de piano, musicalização, guitarra, contrabaixo elétrico, clarinete, flauta transversal, metais, prática de cordas, prática de coro, violão, violino, violoncelo e outros.

FESTIVAL DA INCLUSÃO

Esta edição do festival será marcada pela inclusão. O evento tem sido pioneiro do Paraná ao ter uma oficina ministrada por um professor deficiente visual voltada para alunos com a mesma condição. Outro marco é que a maioria dos professores é formada por cidadãos cascavelenses.

NOITES DE APRESENTAÇÕES

O Festival terá espetáculos gratuitos às noites. Na programação, estão apresentações de coral, de piano, os próprios alunos das oficinas e o ápice será a apresentação do Coro e Orquestra Itaipu, no domingo, dia 16 de julho, às 20h30. O espetáculo marcará o encerramento do festival 2023. Confira a programação:

11 de julho – Terça-feira

  • 19h30 – Encontro Dos Coros – Teatro Municipal Sefrin Filho.

12 de julho – Quarta-feira

  • 19h30 – Noite Cascavelense – Artistas e Escolas de Música da cidade – Teatro Municipal Sefrin Filho.

13 de julho – Quinta-feira

  • 18h – Recital Duo Palheta Ao Piano – Liceu Musical Palestrina;
  • 19h30 – Noite Das Bandas Sinfônicas E Orquestras De Cascavel – Teatro Municipal Sefrin Filho.

14 de julho – Sexta-feira

  • 18h – Recital De Alunos Das Oficinas De Piano Erudito Ii E Clarinete E Madeiras – Liceu Musical Palestrina;
  • 19h30 – Noite Dos Intrutores – Teatro Municipal Sefrin Filho.

15 de julho – Sábado

  • 19h30 – Noite Dos Alunos – Teatro Municipal Sefrin Filho.

16 de julho – Domingo

  • 19h30 – Encerramento – Coro e Orquestra do Festival – Teatro Municipal Sefrin Filho;
  • 20h30 – Lançamento 2024 – Coro e Orquestra Itaipu – Teatro Municipal Sefrin Filho.

Fonte: Secom