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Buscas pelo filme da Barbie cresceram 200% em um ano, aponta estudo

O lançamento do novo live-action da Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, já é um sucesso de bilheteria

Buscas pelo filme da Barbie cresceram 200% em um ano, aponta estudo

O novo filme da Barbie chegou aos cinemas brasileiros no dia 20 de julho de 2023, e já é  um dos maiores lançamentos do ano.

Desde a icônica cena do trailer em que Barbie (Margot Robbie) mostra o famoso “pé de boneca” até as trends que estão viralizando nas redes sociais com as falas de “Hi, Barbie! Hi, Ken!”, o live-action já é um sucesso antes mesmo de estrear.

As buscas pelo termo “Barbie filme” cresceram 200% no Google de junho de 2022 a junho de 2023. De acordo com estudo da Agência Conversion, especialista em dados e SEO, o volume de procura no primeiro mês era de 50 mil, já em junho deste ano alcançou o marco de 1,5 milhão de acessos.

O público está animado para ir aos cinemas vestindo alguma peça de roupa cor-de-rosa e entrar no universo da boneca mais famosa do mundo, que fez parte da infância e adolescência de muitas mulheres, e, a partir deste mês, promoverá o encontro de diferentes gerações nas salas de cinema.

O que faz o live-action da Barbie ser tão aguardado pelo público?

O primeiro live-action da boneca é dirigido por Greta Gerwig (indicada ao Oscar por Lady Bird e Adoráveis Mulheres) e a escrita do roteiro é compartilhada com seu marido, o cineasta Noah Baumbach.

O enredo ainda é um mistério, mas o filme promete ser uma comédia romântica que retrata as diferenças entre o “mundo da Barbie” e o mundo real, deixando de lado a infantilidade e apostando em agendas importantes como a da diversidade e representatividade feminina.

O elenco é uma das grandes apostas de sucesso. Poderemos encontrar Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken, e outras estrelas como Dua Lipa, Emma Mackey, Hari Nef, Alexandra Shipp, Kate McKinnon, Ana Cruz Kayne, Issa Era e muito mais.

O cenário também é um espetáculo à parte, pois foi feito do zero para manter tudo o mais próximo da história e do estilo de vida da boneca. A Barbie Land foi construída em uma escala específica, de modo a parecer, de fato, com os “brinquedos”.

Todos estão animados para conhecer o universo Barbie, sua casa, o closet e a sapateira repleta de roupas e sapatos exclusivos. Tudo isso com uma pitada de nostalgia e muito cor-de-rosa.

E por falar nisso, a figurinista Jacqueline Durran foi responsável por reproduzir fielmente os looks fashionistas da boneca em todo o elenco. Para isso, contou com a ajuda do chefe de design de bonecas da Mattel, Kim Culmone, e de uma equipe que fez todos os figurinos à mão.

A trilha sonora conta com artistas renomados como Dua Lipa, Billie Eilish, Nicki Minaj, Karol G, etc.

O impacto do filme Barbie no mercado mundial

Com um orçamento de US$ 100 milhões da Warner Bros. para a produção, o filme tem estimativa de faturamento de US$ 70 a 80 milhões, segundo o The Hollywood Reporter.

As ações do grupo Mattel também subiram 20,19% na bolsa americana Nasdaq, acima de empresas como Meta, Apple e muitas outras. O Burger King e outras marcas de vestuário também aproveitaram o Barbiecore e o hype do lançamento para aumentar os lucros.

A indústria cinematográfica influencia o mercado como um todo. Outros lançamentos como A Pequena Sereia, Guardiões da Galáxia 3, Super Mario Bros. – O Filme e Oppenheimer tiveram 100% de crescimento nas buscas.

Créditos: Divulgação – Warner Bros.