Saúde

Contra dengue: Cascavel recolhe mais de 30 toneladas de entulhos

Caçambas serão instaladas no Faculdade, Turisparque e Jardim Veredas

Contra dengue: Cascavel recolhe mais de 30 toneladas de entulhos

A guerra contra a dengue tem um reforço nas ruas de Cascavel. A Secretaria de Saúde tem instalado caçambas em pontos estratégicos da cidade, em bairros com os maiores índices de infestação do mosquito, como uma forma de tirar de circulação os pequenos volumosos que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito.

De acordo com o balanço da Sesau, já foram recolhidos mais de 30 toneladas de entulhos, com a atividade que já teve três etapa e passou por 10 bairros: Santa Cruz, Esmeralda, Periollo, Cataratas, Colméia, XIV de Novembro, Cascavel Velho, Morumbi, Interlagos e Floresta.

Para dar sequência a iniciativa, mais 15 caçambas serão instaladas a partir desta sexta-feira (01), nos bairros Faculdade, Turisparque e Jardim Veredas. Os dispositivos ficarão nos locais até quarta-feira (6). As equipes de Endemias também farão vistorias nas localidades. Confira os pontos:

PONTOS DAS CAÇAMBAS
Faculdade
Rua Universitária X Rua Volochem
Rua Academia X Rua Cardoso
Rua Administração X Rua Odontologia
Rua Três Amigos X Rua Gurgel
Rua Três Amigos X Rua Odontologia

Turisparque
Rua Morretes X RuaJoão Merlin
Rua AgronomiaX Rua João Merlin
Rua Pedro BaúX Rua Furnas
Rua Pedro Baú X Rua Prates
Rua Pedro Baú X Rua Medicina

Jardim Veredas
Rua Diadorim X Rua Pitanga
Rua Riobaldo X Rua Siruiz
Rua Grande Sertão X Rua Siruiz
Rua Sagarana X Rua Siruiz
Rua Pitanga X Rua Grande Sertão

A cidade de Cascavel está vivendo atualmente uma epidemia de dengue, com 2.779 casos confirmados da doença e uma morte registrada. Com esse cenário, a guerra contra o mosquito não pode parar.

O que pode levar para a ação nas caçambas?

A Secretaria de Saúde vai recolher itens de pequeno volume que são considerados vilões no combate à dengue:

O que pode levar:

  • Baldes;
  • Pequenos potes;
  • Latões;
  • Vasos;
  • Lixo de pequeno volume.

O que não pode:

  • Restos de móveis;
  • Eletrodomésticos;
  • Eletrônicos;
  • Sofá;
  • Geladeira;
  • Restos de construção civil;
  • Qualquer material volumoso.

COLETA DE VOLUMOSOS

Vale destacar que a mobilização é apenas para lixo de pequeno volume. Para volumosos, a população deve acionar a Secretaria de Meio Ambiente

Os volumosos, são materiais como sofás, guarda-roupas, entre outros objetos descartados pelos moradores depois de uma nova aquisição.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza ao longo de todo ano a coleta desses itens gratuitamente. O objetivo é realizar uma destinação correta e evitar que os materiais sejam descartados nas ruas, em áreas de proteção e outros ambientes.

Para agendar a coleta, o cidadão pode ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383. A  comunidade poderá fazer também o agendamento por meio do whatsapp. O contato é (45) 99146-1501. O cidadão precisa informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos.

Fonte: Secom