Plantão fórum eleitoral

O Fórum Eleitoral de Cascavel fará plantar neste fim de semana. No sábado o atendimento será das 9h às 17h, e no domingo das 9h às 13h. O atendimento extra é para que os eleitores consigam regularizar o título de eleitor. O prazo final para regularização do título e poder votar nas eleições de 2024 é dia 8 de maio.

De saída

A secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, irá deixar o cargo no próximo dia 15 de abril. Ela foi convidada pela Itaipu Binacional para trabalhar no convênio “Governança Participativa para a Sustentabilidade”, no Programa Itaipu Mais que Energia.

Paranaense na Saúde?

Apesar de o Governo Federal tentar salvar a ministra da Saúde, Nísia Trindade da “fritada” que vem enfrentando e do balanço no cargo, segue cotando nomes para que possam substituí-la, caso caia. O nome favorito é do paranaense Adriano Massuda, médico curitibano e que atua como secretário de atenção especializada do Ministério da Saúde.

Foro privilegiado

O STF formou maioria para ampliar o alcance do foro privilegiado. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela manutenção da prerrogativa de foro em casos de crimes cometidos no cargo e em razão dele, mesmo após a saída da função. O julgamento, entretanto, voltou a ser suspenso por um pedido de vista do ministro André Mendonça.

Entenda

A ampliação do alcance do foro especial foi proposta por Gilmar Mendes em resposta a um habeas corpus do senador Zequinha Marinho (Podemos). O parlamentar defende que o caso permaneça no Supremo, uma vez que recuperou o foro privilegiado ao ter se elegido para o Congresso Nacional novamente.

PIS e Cofins

O STF confirmou a incidência do PIS e da Cofins sobre as receitas de empresas com o aluguel de bens móveis e imóveis. Com a decisão da Corte, o governo federal garante que não vai perder cerca de R$ 36 bilhões de arrecadação. O placar foi de 8 votos a 2. Os recursos julgados foram protocolados por uma empresa que atua no ramo de aluguel de equipamentos de transporte para derrubar uma decisão da Justiça Federal que reconheceu a obrigatoriedade do pagamento dos tributos sobre bens móveis.

Lula na Colômbia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará terça-feira (16) para a Colômbia onde dará início a uma agenda de encontros que inclui reunião com o presidente colombiano, Gustavo Petro. No encontro, serão debatidas às agendas de comércio e investimentos, desenvolvimento sustentável e cooperação amazônica, programas sociais, direitos humanos e agricultura.

Requião no Mobiliza

O ex-governador do Paraná, Roberto Requião se filiou ao Partido Mobiliza, antigo PMN (Partido da Mobilização Nacional). A mudança ocorreu dentro do prazo legal para poder se candidatar há algum cargo nas eleições de 2024. Requião pediu a desfiliação do PT no último dia 27 de março, partido pelo qual disputou o governo do Paraná nas eleições de 2022. No Paraná, o Mobiliza é presidido por Maria Ezi, ex-secretária da Mulher do PSB.

Na China

A vereadora de Cascavel Professora Liliam (PT) está na China cumprindo agenda internacional. Ela integra a delegação de autoridades políticas brasileiras em visita oficial ao país asiático e participa da 7ª Edição do Seminário Teórico, que propicia um intercâmbio de experiências de governança, abordando temas como desenvolvimento sustentável, redução da pobreza, proteção ambiental, governança global, entre outros.