Equipes da Receita Federal, PRF, Força Nacional, BPFron, PF e Exército Brasileiro, apreenderam um carregamento de cosméticos em um fundo falso de um caminhão paraguaio.
A ação ocorreu nesta terça-feira (7) na pista de rolamento de caminhões que saem do Brasil e seguem para o Paraguai. Durante as fiscalizações de rotina, o caminhão foi abordado pelos servidores que, após uma inspeção minuciosa, encontraram falhas na estrutura do baú.
Dentro do fundo falso foram encontrados vários cosméticos de marca nacional. Segundo o motorista, os produtos seriam entregues em Ciudad del Este.
Ninguém foi preso, porém serão enviadas Representações Fiscais para Fins Penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. As mercadorias e o veículo foram apreendidos.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.