Paraná – A Polícia Militar do Paraná inicia nesta sexta-feira (05), em todo o Estado, a Operação Carnaval 2016. Desde as 8h de hoje até a Quarta-feira de Cinzas (10), o policiamento é reforçado nas áreas urbanas, rurais, no Litoral e, ainda, nas rodovias estaduais. As ações contam também com monitoramento de alta tecnologia e o uso de aeronaves em alguns pontos do Paraná, como as praias, destino preferido de mais de 1,5 milhões de pessoas neste feriado.
A PM atua em todas as regiões do Estado, fazendo operações e fiscalizações, com o objetivo de proteger a vida, o patrimônio e as relações sociais e, assim, garantir e preservar a ordem, a segurança e a tranquilidade, explica o subcomandante-geral da PM, coronel Arildo Luis Dias.
De acordo com ele, as ações visam ainda preservar o meio ambiente, promover fiscalizações integradas com as esferas federal, estadual e municipal, além do Poder Judiciário, Ministério Público, polícia Civil e Federal, Vigilância Sanitária e outras forças de segurança pública.
Os policiais vão orientar os foliões e reprimir qualquer situação que possa colocar em risco a tranquilidade das pessoas. Para isso, intensificaremos nossos esforços com a presença policial nos locais de maior concentração de pessoas e considerados de risco, disse o coronel.
Haverá patrulhamento ostensivo, a pé e motorizado, além do policiamento com motos, bicicletas, cães e cavalos. Todo o Paraná será policiado, mas as regiões com maior concentração de pessoas receberão atenção especial da PM.
Não podemos admitir que exageros estraguem o Carnaval ou o descanso das pessoas de bem. Se divertir sim, mas com responsabilidade. Portanto, se for beber, vá de ônibus, a pé ou de carona. E se estiver dirigindo e fizer festas não abuse do som alto orienta o coronel.
Eles alerta que no trânsito é essencial respeitar as leis, assim como os demais cidadãos.
Desta forma, assim teremos, um Carnaval divertido e tranquilo em qualquer região do Paraná, garante o subcomandante-geral.