Primeiro escalão
No início da última semana da campanha eleitoral do primeiro turno, o prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos, mexeu algumas peças no primeiro escalão da Prefeitura. Edson Zorek deixou a secretária de Finanças de Cascavel às vésperas do primeiro turno para se dedicar exclusivamente à Procuradoria Geral do Município. Para o lugar de Zorek, Paranhos nomeou Simoni Soares, que deixa a Transitar. Quem assume interinamente autarquia de trânsito é Larissa Boeing.
Pesquisas eleitorais
Ontem (30) foi o último dia para o registro, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais, das pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao dia das eleições, para conhecimento público, relativas ao pleito ou às candidatas e aos candidatos, que se pretenda divulgar no dia das eleições, no horário legalmente permitido.
Em Cascavel
De acordo com um levantamento da coluna, até o fechamento da edição de ontem, ainda restavam pelo menos seis pesquisas sobre o cenário eleitoral de Cascavel. Os estudos serão divulgados pelo Instituto Oliveira Pesquisas, sob o n° PR-08168/2024, HIT Instituto de Pesquisas, sob o n° PR-01773/2024, Instituto Multiculturar, sob o n° PR-09461/2024, Instituto Sonda, sob o n° PR-09741/2024, Instituto Verita, sob o n° PR-01718/2024 e Datamedia, sob o n° PR-04260/2024.
Assédio eleitoral
Na quarta-feira (2), o Ministério Público do Trabalho no Paraná promoverá o último encontro, antes das Eleições 2024, para tratar do tema assédio eleitoral. O evento, voltado a advogadas, advogados e representantes de sindicatos, de empresas e partidos políticos, será realizado na sede da OAB Cascavel.
Cota de Gênero
O juiz da 68ª Zona Eleitoral de Cascavel, Osvaldo Alves da Silva, promoveu a 2ª reunião referente ao Protocolo de Prevenção à Fraude à Cota de Gênero. Participaram do encontro 35 candidatas, candidatos e representantes de partidos políticos das cidades de Cascavel, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste. O Protocolo tem como objetivo garantir a participação livre, consciente e efetiva das candidaturas femininas por meio da fiscalização, orientação e proposição de medidas preventivas e corretivas contra fraudes às cotas de gênero.
Bolsonaro na campanha
Em Cascavel, onde Bolsonaro não apareceu, mas passou perto, o candidato do PL usou bastante a imagem do ex-presidente. Já em Curitiba, a campanha de Eduardo Pimentel (PSD), decidiu usar a força de Bolsonaro nesta última semana para empurrar sua candidatura à Prefeitura de Curitiba. Até então Bolsonaro estava estrategicamente escondido e o vídeo gravado em Porto Alegre (RS), ainda antes do início da campanha eleitoral, estava guardado.