Opinião

‘Hand’ cascavelense tem mais um título nacional

 Cascavelenses celebram o título brasileiro no handebol cadeirante

‘Hand’ cascavelense tem mais um título nacional

A fase do handebol cascavelense se mantém em nível alto. Depois dos muitos títulos conquistados pelo ACH/Lanalli e pela FAG/Cascavel, agora foi a vez da equipa da Associação dos Paratletas de Cascavel conquistar o título do Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeiras de Rodadas na categoria HCR4. A disúta foi encerrada no último final de semana em São Paulo.

Em uma final paranaense, os cascavelenses derrotaram os Kings, de Maringá, por 2 sets a 1.No primeiro set o duelo terminou com vitória do Kings por 4 a 3 depois de uma disputa emocionante nos dez primeiros minutos. No segundo set Cascavel chegou a estar perdendo por três gols de diferença, mas foi em buscar o empate em 5 a 5. De acordo com as regras do HCR4, quando o set termina empatado no tempo normal a disputa prossegue com cinco minutos extras e com o chamado “gol de ouro”, onde quem fizer primeiro vence o set. Cascavel aproveitou uma falha do adversário e marcou primeiro e empatou a partida em 1 set a 1. No último set, o time abriu vantagem no início e confirmou um 3 a 2 para levantar a taça.

O elenco campeão brasileiro de 2023 contou com os atletas Altair Antônio, Dione, Djonatan Tadeu, Djunior de Souza, Luiz Henrique, Mateus de Lima, Norton Rodrigues, Paulinho Ricardo Franco, Ronaldo Carlos Gonçalvez e com o comando técnico de Rodrigo Zini.

Foi o primeiro campeonato a ser disputado com as novas regras adotadas pela Federação Internacional de Handebol (IHF) e contou com a participação de nove equipes de cinco estados. Além da APAC Cascavel, participaram os Falcões-SC, Balneário Camboriú-SP, Maringá-PR, Toledo-PR, São Miguel do Iguaçu-PR, São Carlos-SP, Fortaleza-CE e Maceió-AL.

Foto: CBH