A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (23) mais dois casos e um óbito da variante delta no Paraná. Agora, o Estado soma 58 casos e 19 óbitos da cepa B.1.617, do vírus da Covid-19. As informações foram repassadas por meio do relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2, por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os dois novos casos residem no município de Fernandes Pinheiro. Um homem de 45 anos, iniciou sintomas em 24 de junho, e outro homem de 63 anos, iniciou sintomas em 28 de junho, internou em 8 de julho e teve alta no dia 12 do mesmo mês. Ambos passam bem. Já o novo óbito se trata de um homem de 27 anos, residente no município de Araucária, que faleceu no dia 4 de agosto.

Assim que o relatório é enviado pela Fiocruz, a Sesa entra em contato com as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito. Até agora, 770 amostras do Paraná já foram sequenciadas pela Fiocruz e 460 aguardam resultado.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA – O Paraná confirmou a transmissão comunitária da variante delta no dia 28 de julho. O conceito é definido quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

GERAL – Ao todo, o Paraná já confirmou 58 casos e 19 óbitos pela variante delta, sendo: onze casos e um óbito em Fernandes Pinheiro, nove casos e dois óbitos em Curitiba, quatro casos e dois óbitos em Apucarana, quatro casos e dois óbitos em São José dos Pinhais, três casos e três óbitos em Piên, quatro casos e dois óbitos em Araucária, dois casos e dois óbitos em Irati, dois casos e dois óbitos em Imbituva, um caso e um óbito em Mandaguari, doi casos e um óbito em Campo Largo, dois casos em Piraquara, dois casos em Pinhais, dois casos em Fazenda Rio Grande e um caso e um óbito em Campo Magro. Além de um caso em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Agudos do Sul, Campina Grande do Sul, Colombo, Campo Mourão, Francisco Beltrão e Rolândia.