Com o objetivo de capacitar profissionais da saúde e pessoas interessadas na área, o Curso de Formação para Cuidadores oferece orientações práticas e técnicas para cuidar de idosos ou doentes acamados, abordando tópicos como envelhecimento humano, saúde do idoso, cuidados com a higiene, entre outros.

As aulas são realizadas aos sábados, no Centro Universitário de Cascavel – Univel, com o conteúdo dividido em seis módulos, somando 80 horas ao longo de três meses. Aconteceu o primeiro encontro presencial do curso, com o professor Jean Vitorazzi, explicando o processo de envelhecimento humano. “A ideia é que os participantes entendam o que acontece com o nosso corpo quando a gente envelhece. Considero esse curso essencial para todas as pessoas, porque, hoje em dia, a gente não está preparado para o envelhecimento da população, que é algo que tende a se intensificar”, ressalta Jean.

Para Tatiana Bach, o curso era uma necessidade da região e, com a realização da  parceria, é possível reforçar o compromisso da Univel na formação de profissionais capacitados e na melhoria da qualidade de vida da comunidade. “O Curso de Cuidador de Idosos é uma necessidade identificada na região, faltam profissionais capacitados para atuar no mercado e a parceria entre a Univel e a Unimed possibilitou atuar mais ainda nesta frente. É um curso oferecido totalmente gratuito para a comunidade, sendo ministrado por professores mestres e doutores com forte atuação na área. E reforça o compromisso da Univel em formar profissionais capacitados para melhorar as condições de vida da comunidade”, ressalta Tatiana.

Uma das alunas que fazem parte da turma presencial é a ex-pedagoga Graziella Mendes Domingos, que se interessou no curso ao perceber o quanto há campo de trabalho para cuidadores de idosos. “Eu fiz uma pós-graduação em geriatria em que foi dito o quanto a profissão de cuidador de idosos é promissora. Aí eu comecei não só a pesquisar, mas também a olhar ao meu redor e perceber o quanto havia idosos sozinhos por falta de pessoas qualificadas para cuidar deles”, conta Graziella.

Para o aluno do curso e agente penitenciário Joserlei Nunes Viana, a atuação como cuidador de idosos é uma possibilidade de mudar de profissão. “É um trabalho lindo, que exige amor, atenção, técnica, competência e responsabilidade. O curso é muito bom porque tem diversidade de profissionais que passam os conteúdos com clareza. Os exemplos práticos que eles nos passam são excelentes, principalmente para quem está começando”, conta Joserlei.

Por: Núcleo de Comunicação