Educação

UFPR inaugura primeiro prédio do Campus Maripá

Inicialmente o campus atuará como extensão do curso de Engenharia em Aquicultura do Setor Palotina.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou na manhã desta terça-feira (11) o primeiro prédio do novo Campus Maripá. Trata-se do Laboratório de Carcinicultura, que será destinado ao estudo da tecnologia de manejo para fases de larvicultura, berçário e crescimento final de espécies de camarão de água doce com potencial aquicola.

Inicialmente o campus atuará como extensão do curso de Engenharia em Aquicultura do Setor Palotina. “Este é um momento histórico para Maripá”, ressaltou o prefeito Anderson Bento Maria em seu dicurso. “Há cinco anos, quando iniciamos a discussão para que este laboratório fosse construído em nosso município, já sonhávamos com este momento. Temos que agradecer a todos que entenderam o potencial e a vocação de Maripá na área da aquicultura e o quanto este campus será importante no desenvolvimento do município. Estamos ansiosos para ver este espaço em funcionamento e futuramente, ver o campus estruturado com salas de aula e cursos definitivos, ampliando o acesso de toda a comunidade à educação superior”, destaca.

O terreno para implantação do campus, com área de 55 mil metros quadrados, foi doado à UFPR pelo Município de Maripá e está localizado na saída secundária da cidade, próximo ao Centro de Eventos. O laboratório é resultado de um projeto em rede que envolve as universidades federais UFPR, UFRN, UFAL e UFRB. O projeto é coordenado pelo professor Eduardo Luis Ballester e foi aprovado junto à FINEP na Chamada Pública MCT/FINEP/AT – Carcinicultura 09/2010. “Este projeto é resultado da parceria e esforço de muitas pessoas, que apoiaram a ideia e contribuíram para que ela se concretizasse. Estamos ansiosos para ver os alunos produzindo e desenvolvendo as pesquisas. O objetivo é que possamos formar os alunos com cada vez mais qualidade”, destacou Ballester.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou o protagonismo das universidades públicas no desenvolvimento em ciência, inovação e tecnologia. “A universalização do ensino superior público tem papel fundamental no desenvolvimento econômico da região e do país. A UFPR é universidade mais antiga do Brasil, é orgulho para muitas cidades e agora a Universidade Federal do Paraná também é de Maripá”, ressaltou.

Além dos recursos aprovados pela rede de universidades, o Núcleo de Pesquisas em Aquicultura da UFPR em Maripá também recebeu recursos no valor de R$ 250 mil destinados por emenda parlamentar do deputado federal Rubens Bueno, além de verba própria da UFPR liberada pelo atual reitor Ricardo Marcelo Fonseca.