Agronegócio

Tecnologia ao alcance de todos

Com tradição na produção de grãos, os agricultores paranaenses registram bons resultados apesar do período de forte estiagem. A produtividade média estimada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para soja, por exemplo, em janeiro deste ano, é de 3.516 kg/ha no Estado. “Creditamos esse resultado principalmente à adoção de soluções tecnológicas pelos produtores”, diz Eduardo Martini, gerente de Vendas da John Deere Brasil. “É mais uma prova de que a tecnologia faz toda a diferença no campo e, por isso, é a grande aposta da empresa para o futuro. Acreditamos que somente por meio dela, com conexão, coleta e análise de dados em tempo real, o agricultor conseguirá tomar as melhores decisões para produzir cada vez mais e com maior eficiência”.

Com ótimas expectativas para o Show Rural, a John Deere apresenta novos modelos do seu trator da série 5E, um utilitário com potência de 60 a 90 CV. O trator conta com opcional do novo sistema de transmissão de 12 velocidades com reversor hidráulico sincronizado, que oferece melhor praticidade para manobras rápidas e fáceis, além de poder vir equipado com piloto automático de fábrica, assento pneumático e luzes de LED, oferecendo mais conforto para longas jornadas de trabalho. O modelo é ideal para atividades em pequenas propriedades, desde a pecuária até o cultivo de café, frutas e grãos.

“Escolhemos o Show Rural para o lançamento do 5E pois o Paraná é um mercado estratégico para a produção de grãos, além de ter boa atuação em pecuária”, explica Martini. “Este novo modelo de trator vem para facilitar principalmente a vida do pequeno agricultor, que precisa contar com uma máquina moderna, eficiente e econômica, e sabe que pode encontrar esta solução na John Deere”.

A Série 5E – que em Cascavel pode ser encontrada na MA Máquinas, assim como todas as máquinas da companhia – pode se conectar ao Centro de Operações, plataforma que integra os dados da máquina, de operação e agronômicos coletados por meio do JDLink™ – sistema de gestão de frota da marca. Com essa ferramenta, é possível visualizar todo o ciclo da lavoura, desde o preparo do solo até a colheita, além de analisar informações como mapas de velocidade, taxas aplicadas e produtividade, localização dos equipamentos, planejamento dos trabalhos que cada equipamento irá realizar e muito mais.

“Acreditamos que a tecnologia deve estar presente em todas as propriedades brasileiras, independentemente de tamanho, localização ou cultura. NesSe sentido, o Centro de Operações torna mais fácil a troca de informações com os consultores e também entre máquinas e escritório. Todos esses dados reunidos e conectados agregam inteligência no suporte às decisões agronômicas, disponibilizando informações estratégicas para o agricultor em qualquer lugar e a qualquer momento”, diz Martini.

Soluções para todas as etapas

Completando a família de tratores, ao lado do novo 5E, a John Deere oferece ao produtor paranaense os modelos 6150J e 7230J, de médio porte, e a série 8R, voltada a grandes propriedades. Já para tratos culturais, o estande no Show Rural tem dois modelos de pulverizadores, o 4630, já consagrado na região, e o M4025, uma inovação da companhia. O novo pulverizador M4025 já vem com o Field Cruise, que permite maior economia de combustível e tem sistema inteligente de pontas Exact Apply – que oferece maior precisão na aplicação e traz mais qualidade e economia para a lavoura.

Outra novidade em pulverização são os equipamentos da PLA, marca adquirida pela John Deere em setembro passado. Com tecnologias que complementam o portfólio da empresa, ampliando a gama de soluções oferecidas aos agricultores, a PLA será apresentada ao público com as pulverizadoras Hydra 200 e Orion 250.

O cliente visita o estande observa três modelos das colheitadeiras Série S: a S430, com a plataforma de milho Green System, a S550 e a S660, ambas também equipadas com plataformas (625F e 630D). Tais equipamentos têm como diferencial a substituição da tecnologia saca-palha pelo rotor, o que representa 25% mais desempenho, 50% mais qualidade dos grãos e 75% menos perdas. Os modelos contam com os recursos de agricultura de precisão, como mapa de produtividade e piloto automático, e são equipamentos mais leves, o que gera menos compactação de solo.

Além de um portfólio completo de produtos, uma série de implementos está à disposição dos clientes no Show Rural, como o Air Seeder, a grade e a roçadeira Green System, e ainda dois modelos de distribuidor de nutrientes GreenSystem, sendo um de montar e outro de arrasto, que são conectados às plantadeiras da John Deere.