Policial

Sites falsos são usados para golpes de leilões de carros, em Cascavel

Vítima perdeu R$ 41 mil em falso leilão. Polícia Civil orienta que vítimas façam boletim de ocorrência

Sites falsos são usados para golpes de leilões de carros, em Cascavel

Sites falsos estão sendo usados para aplicar golpes em pessoas que buscam comprar carros em leilões, em Cascavel, no oeste do Paraná.

Em um dos casos, um site está usando o nome da antiga companhia de trânsito da cidade, a Cettrans, para as fraudes. No entanto, a empresa foi extinta em 2019, e a atual companhia não tem realizado leilões.

Luiz Eduardo Costa foi uma das vítimas do golpe. Ele diz que perdeu R$ 41 mil em um leilão falso.

“Eu estava escolhendo carro e esse chegou até mim um site de leilões. Nunca tive experiência própria em relação a isso. Conheço algumas pessoas que compraram carros de leilão, mas as experiências costumavam ser positivas pelo valor dos veículos”, disse.

Ele contou que chegou a pesquisar a empresa, viu o endereço registrado, até falou com os responsáveis antes de fazer o lance e não encontrou nenhuma informação suspeita que pudesse indicar o golpe.

“Você não acha nenhum tipo de queixa, e o CNPJ era ativo há mais de três anos, sem pendências, então realmente parece algo bem feito”, afirmou.

Orientação

É preciso atenção para não cair no golpe. De acordo com as informações nos sites falsos, os endereços registrados das empresas são próximas a pátios verdadeiros de veículos apreendidos.

Em um dos casos registrados em Cascavel, o endereço apontado no site ficava ao lado do pátio da Transitar, atual companhia de trânsito do município.

“Alguns que caíram no golpe compareceram no pátio, mas foram orientados a registrar B.O. diante da autoridade policial. Também recebemos ligações de pessoas que compraram os veículos”, disse o inspetor de trânsito, Alex Sandro Victório.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Leiloeiros do Paraná e Santa Catarina, Helcio Kromberg, a orientação é buscar os editais dos leilões para verificar a origem dos veículos e se eles existem mesmo.

Com o CNPJ da empresa que está fazendo o leilão, também é possível fazer pesquisas no site da Junta Comercial para verificar a atividade das empresas. Acesse aqui.

A Polícia Civil orienta que quem cair em golpes deve registrar boletim de ocorrência o mais rápido possível para que as autoridades possam iniciar as investigações com celeridade.

(G1 Paraná)