Saúde

Segundo caso de covid-19 é confirmado em Quatro Pontes

O caso é assintomático

Segundo caso de covid-19 é confirmado em Quatro Pontes

A Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, confirmou nessa quinta-feira (11), o segundo caso do novo coronavírus (covid-19) no município por meio de teste rápido, mas também foi coletado material do paciente e enviado ao laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), que irá analisar as amostras coletadas.

A pessoa infectada é um homem com 42 anos, motorista, que esteve a trabalho em cidades no entorno do município. Ele é assintomático e a descoberta foi feita através de testagem na equipe de saúde do município.

Atualizado diariamente, o boletim de quarta-feira (10) ainda registra 18 notificados, 45 descartados, 17 monitorados e 45 liberados da quarentena.

O primeiro caso foi confirmado no domingo (07) e o paciente é um homem de 51 anos, caminhoneiro, com histórico de viagens no Norte/Nordeste. O Setor de Epidemiologia ressalta que o segundo caso não tem relação com o primeiro porque não tiveram contato um com o outro.

No final da tarde de quarta-feira, o prefeito João Inácio Laufer se reuniu de forma emergencial com membros do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde covid-19 para discutir e definir novas medidas de prevenção à doença. Segundo o prefeito, o comércio e a comunidade  precisam seguir com mais rigor as medidas orientativas previstas em decretos. “O engajamento era essencial e no momento é muito mais. Na terça-feira (09), trabalho de desinfestação com hipoclorito de sódio teve início e seguirá duas vezes na semana em locais de grande circulação. A iniciativa contempla o comércio e os prédios públicos nas principais ruas e avenidas e a intenção é combater a circulação de microrganismos e conter o avanço do covid-19. A ação, inclusive, já é executada há um mês por funcionários da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), atendendo ao decreto estadual. Além disso, é necessário fazer uso correto da máscara, de álcool 70%, evitar sair de casa, aglomerações, receber visitas ou visitar pessoas de outros municípios ou Estados, enfim, todos devem redobrar os cuidados. Infelizmente essa doença chegou ao município e agora precisamos nos unir ainda mais para tentar evitar o surgimento de novos casos”, afirma.

Desde o mês de março, o Poder Público segue o que preconiza o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, adotando o que é avaliado como correto para combater a pandemia do Covid-19. E para melhor resultado, a fiscalização junto ao comércio será ampliada e denúncias referente ao não cumprimento das medidas devem continuar sendo feitas pelo 3279-8107 ou no e-mail [email protected]. Dúvidas ou manifestações sobre o novo coronavírus podem ser expostas à ouvidoria municipal da saúde, nos telefones 98804-2060 ou 3279-8112, somente em horário de expediente.