Saúde

Reclassificação de risco agiliza atendimento no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

Salas de reclassificação e de decisão clínica foram implantadas para melhorar o fluxo na instituição

Reclassificação de risco agiliza atendimento no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

 

Os pacientes que são encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck serão recebidos na Sala de Reclassificação de Risco, implantada com a finalidade de melhorar o fluxo na instituição e aumentar o índice de resolutividade dos casos.

Também está sendo implementada uma Sala de Decisão Clínica. As mudanças se devem ao crescimento da demanda no Pronto-Socorro do Hospital Municipal, aliado à necessidade de aprimorar a classificação dos pacientes para dar maior agilidade aos atendimentos das urgências e emergências.

Na Sala de Reclassificação de Risco, os profissionais identificam o tipo de atendimento necessário. Dali, o paciente poderá receber alta ou então ser encaminhado para a sala de Decisão Clínica, dentro do Pronto-Socorro.

Na Sala de Decisão Clínica, as equipes irão examinar os pacientes e, conforme a necessidade, solicitar exames de imagem ou laboratório, ou então pareceres de especialistas. Após a avaliação, o paciente recebe o encaminhamento final, que pode ser a alta ou internação hospitalar.

“Estamos organizando os fluxos internos da instituição, começando pela porta de entrada, que é o Pronto-Socorro. Essa mudança trará uma maior rotatividade e agilidade no atendimento. Isso, lógico, mantendo o cuidado singular a cada paciente, e resultando num diagnóstico mais rápido e preciso”, afirma o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico Amon Mendes Franco de Sousa.

Assessoria