Policial

Receita Federal fecha o cerco na Ponte e nas estradas da fronteira

Receita Federal fecha o cerco na Ponte e nas estradas da fronteira

Foz do Iguaçu – Com o objetivo de intensificar o controle aduaneiro de bagagens e inibir a entrada de produtos estrangeiros de forma ilegal no País, a Receita Federal dá início nesta terça-feira (6) à primeira fase ostensiva da Operação Escudo.

A abertura da operação será na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, às 9h desta terça, e contará com a presença da superintendente da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina, a auditora fiscal Cláudia Regina Thomaz. Também estarão presentes o superintendente adjunto, o auditor fiscal Fabiano Blonski, e o chefe da Divisão de Aduanas, auditor fiscal José Carlos de Araújo.

Mais de 70 servidores do órgão, alguns deles vindos de outras regiões do País, atuarão nessa etapa da operação. As ações ocorrerão especialmente na Ponte da Amizade. Além disso, equipes volantes percorrerão as estradas da região de forma ininterrupta.

A operação contará com a presença de cães de faro e a utilização de equipamentos eletrônicos, como o sistema de câmeras inteligentes da Ponte da Amizade, scanner e drones para coibir a entrada ilegal de mercadorias no País.

A ação está inserida no âmbito do PPIF (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras) e visa ao fortalecimento do controle e da fiscalização para prevenir e combater os crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas, de munições, de medicamentos, além de outros crimes praticados, com especial enfoque nos produtos que ingressam no Brasil vindos do Paraguai.