Cotidiano

Provopar costura ponchos para aquecer os que mais precisam em Cascavel

Os ponchos são produzidos por voluntárias e alunas do Provopar na  Oficina da Costura

Provopar costura ponchos para aquecer os que mais precisam em Cascavel

Um cobertor e ao mesmo tempo um agasalho quentinho para se manter aquecido nos dias frios. Uma ideia simples e que fará a diferença na vida de pessoas em situação de rua em Cascavel, ampliando a rede de solidariedade na cidade. O Provopar (Programa de Voluntariado Paranaense) inova mais uma vez no quesito cuidar do próximo. A instituição está com o projeto Poncho Solidário – Não Esqueça, Aqueça, que entregará ponchos aos moradores de rua da cidade.

Os ponchos são produzidos por voluntárias e alunas do Provopar na  Oficina da Costura. Os tecidos são de fibra, fruto de reaproveitamento, e foram doados por empresários da cidade. Ao todo, 50 peças já foram costuradas, mas a produção não para. Os primeiros a receber os ponchos serão os abrigados no Centro Amor – Apoio aos Moradores de Rua, instalado no Ginásio Creas Augusto, em Cascavel, em ação nesta terça-feira (31), no local.

Segundo a coordenadora do Provopar, Néia Alberton, o objetivo é oferecer uma roupa quentinha que pode ser facilmente carregada pela cidade, evitando até mesmo que os cobertores fiquem espalhados pelas ruas, principalmente para aquele que não aceitam acolhimento e preferem ficar nas ruas. “A ideia é que ao entregar para as pessoas no frio, principalmente para morador m situação de rua, ele possa estar vestido e aquecido naquele momento. E ele poderá carregar seu próprio cobertor vestido, e no período da noite pode se cobrir da forma que ele achar melhor”, explica.

COMO AJUDAR?

Por conta das baixas temperaturas que chegaram mais cedo este ano em Cascavel, o Provopar tem registrado aumento de 70% em pessoas procurando por roupas para se aquecer.

Por isso, os cascavelenses que quiserem ajudar ao próximo com uma doação, basta levar no espaço que fica na Rua Martin Afonso de Souza, 550, no Pacaembu. O telefone para contato é o (45) 3902-1422. As pessoas podem ajudar doando cobertores e roupas de frio.

Além disso, o Provopar tem pontos de doações. Um deles fica no saguão da Prefeitura e o outro no piso L1, do Shopping JL, ao lado da livraria.

ACOLHIMENTO

É importante ressaltar que o município oferece acolhimento a pessoas em situação de rua, porém, as pessoas precisam aceitar o serviço, o que em alguns casos não acontece.

O município conta com a Casa Pop e o Albergue Noturno, que possuem 50 vagas cada um, todos os dias, para prestar o acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nos locais, eles recebem toda assistência da equipe, alimentação, roupas quentes, cobertas e um local quentinho para dormir e driblar o frio. Além disso, está aberto o Ginásio do Creas para abrigar até 50 pessoas por noite.

O cidadão cascavelense que encontrar uma pessoa em situação de vulnerabilidade, passando frio, também pode ajudar neste trabalho. O caminho é acionar a equipe de Abordagem Social, por meio do telefone (45) 98431-6376. Os servidores vão até o local e encaminham a pessoa ao Centro Pop, onde há um atendimento técnico, alimentação, higiene e depois o atendido é enviado a uma das casas de acolhimento da cidade.

Secom