A Delegacia de Polícia Federal em Guaíra realizou na manhã desta sexta-feira (25) operação de incineração de drogas.

A ação faz parte da programação da 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), que inclui a realização de incinerações em diversas unidades da PF em todo o território nacional.

Um efetivo de 20 policiais federais em 6 viaturas seguiu em comboio no início a manhã até uma unidade industrial no município vizinho de Mundo Novo, já no Estado vizinho do Mato Grosso do Sul.

O forte aparato policial que contou com o apoio da aeronave do GOA (Grupamento de Operações Aéreas) da Polícia Civil do Paraná encontra justificativa no imenso volume de drogas que foi encaminhado para destruição: mais de 10 toneladas de entorpecentes.

Nesta que é a segunda operação de destruição de drogas de 2021, a PF de Guaíra está incinerando 9,876 toneladas de maconha; 16 kg de skunk outros 131,5 kg de crack e 492 kg de cocaína.

Esta impressionante quantidade de entorpecentes é fruto do trabalho repressivo realizado pela PF (Polícia Federal) e pelas demais foças de segurança pública que atuam na circunscrição da Delegacia de Guaíra, como PMPR (Polícia Militar do Paraná), PRF (Polícia Rodoviária Federal), BPFRON (Batalhão de Polícia de Fronteira) da Polícia Militar e PCPR (Polícia Civil do Paraná).

Em fevereiro a PF de Guaíra já havia destruído 9,667 toneladas de entorpecente em ação semelhante, o que demonstra a intensidade das ações realizadas pelas forças de segurança pública da região no combate ao tráfico de drogas.

No ano de 2020 a PF Guaíra havia incinerado mais de 60 toneladas de entorpecentes e a expectativa é manter os elevados índices de apreensões dos últimos anos.

Somente nos últimos dias, como fruto das ações planejadas para a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, a PF de Guaíra apreendeu mais de 1 tonelada de substâncias ilícitas.

Na madrugada do dia 20/06, em ação conjunta da PF, BPFROn e BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) em Pato Bragado, mais de 740 kg de maconha foram apreendidos enquanto a carga era descarregada nas margens do Lago de Itaipu.

Em outra ação conjunta, desta vez em Guaíra e envolvendo PF, PMPR e Exército Brasileiro, foram apreendidos outros 473 kg de maconha em uma embarcação que fazia a travessia da droga do Paraguai para o Brasil.

Ao longo da semana foram realizadas diversas ações em pontos estratégicos, tanto nas rodovias como nos rios e no Lago de Itaipu, incluindo barreiras com equipes da PF, BPFRON e PRF, ocasião em que foram utilizados os cães farejadores das instituições.

A programação da Semana Nacional de Política sobre Drogas encerra no sábado, mas o trabalho de repressão ao tráfico de drogas na região segue incessante e ininterrupto.