Saúde

Paraná tem redução de casos e óbitos

REUTERS/Amanda Perobelli
REUTERS/Amanda Perobelli

O Paraná completou sete semanas seguidas de redução de casos de covid-19 e seis no número de óbitos na variável de semana epidemiológica (período de sete dias que registra os casos e óbitos que efetivamente ocorreram naquele período). O balanço é em cima da confirmação do caso/óbito no dia, não na divulgação, que leva em consideração o atraso na notificação das prefeituras.

De acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde dessa sexta-feira (16), nas últimas duas semanas foram registrados os menores números de casos novos em todo o ano de 2021. Com relação às mortes, a marca da última semana é a mais baixa desde fevereiro.

A tendência de queda de casos vem desde a semana epidemiológica 21 (de 23 a 29 de maio): 47.463 casos positivos foram registrados no Estado. Na semana passada, a 27a no calendário, o Estado chegou ao menor número do ano, com 16.430 novos casos, superando a anterior, que já tinha apresentado o acumulado mais baixo, com 17.547 novas confirmações.

Até então, o menor número de casos positivos no intervalo de sete dias tinha ocorrido entre 18 e 24 de abril, quando foram contabilizados 20.077 no Paraná. Esse número só subiu a partir daí, chegando ao pico na última semana de maio para, então, voltar a cair.

Com relação aos óbitos, foram registradas 422 mortes na semana passada, menor desde fevereiro. A marca mais baixa, até aquele momento, tinha sido na semana epidemiológica 6 (7 a 12 de fevereiro), quando 410 pessoas morreram no Paraná.

Na comparação semana a semana, há uma redução dos óbitos no Estado desde o início de junho. Na semana epidemiológica 22 (de 30 de maio a 5 de junho), 1.257 morreram no Paraná por complicações da doença. Três semanas depois, o Estado saiu da marca de mais de mil óbitos por semana, com o registro de 874 falecimentos entre 20 e 26 de junho, continuando em baixa nas semanas seguintes.