Opinião

Panorama regional do dia 17 de janeiro de 2020

Panorama regional do dia 17 de janeiro de 2020

Pavimentação do interior

Uma realidade que existe para poucos agricultores do Brasil começa a fazer parte da rotina dos produtores rurais que utilizam a SG 002, no trecho entre as comunidades Barro Branco e São João do Canavial, interior de Santa Terezinha de Itaipu. O asfalto na zona rural, dividido em etapas de execução, todas com recursos exclusivos do governo municipal, foi iniciado esta semana. A largada das obras de pavimentação em 2.473 metros lineares foi acompanhada pelo prefeito Cláudio Eberhard, pela equipe técnica de governo e por alguns agricultores da região que passavam pelo local. Nessa etapa estão sendo investidos R$ 345.490. O valor global do programa de recapeamento asfáltico no interior ultrapassa R$ 2,4 milhões, com recursos do governo municipal.

Coleta de pneus

O Setor de Controle de Endemias de Quatro Pontes fará uma ação para incentivar o descarte correto de pneus como uma maneira de coibir os focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e de outras doenças. A campanha será nesta sexta (17) e na segunda-feira (20), das 8h às 17h, tendo como ponto de coleta o barracão da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. O objetivo é o controle dos criadouros do mosquito, uma campanha de conscientização da população.

Contra a dengue

Quatro Pontes está sendo acometido pela dengue, com 16 casos já confirmados. Visitas são feitas pelas agentes de endemias, que orientam os moradores sobre os cuidados, e o número de advertências já passa de 40, inclusive multas.

Agendamento I

Atenção você que mora em Guaraniaçu, Santa Helena e Catanduvas. O Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) informa que é preciso agendar atendimento para a realização de serviços presenciais. Esse novo procedimento começa a valer na próxima segunda-feira (20). O agendamento pode ser realizado por meio do site do Detran-PR (www.detran.pr.gov.br) e pelo APP Detran InteliGente.

Agendamento I

Após feito o agendamento, quando o cidadão chegar à Ciretran ou ao posto avançado no dia e na hora marcados, deverá realizar a “Confirmação de Presença” em um dos terminais de autoatendimento. O serviço de agendamento para atendimento presencial será implantado nas demais Ciretrans, gradualmente, ao longo deste ano. Nos municípios que ainda não possuem esse serviço, o atendimento é por ordem de chegada.

Dia de Campo Copagril

A edição de 2020 do Dia de Campo Copagril é ainda mais especial para a cooperativa, que comemora 50 anos de fundação. Uma história marcada pelo trabalho com cooperados e parceiros, buscando o desenvolvimento e a melhoria contínua em cada área. Para mostrar um pouco dessa história, uma amostra do trabalho foi apresentada no Dia de Campo, realizado quarta e quinta-feira desta semana. A escritora, historiadora e curadora dos 50 anos Copagril, Elaine Cristina Senko Leme, está investigando a história, buscando documentos antigos, fotos e realizando entrevistas com membros da cooperativa.