No dia 14 de dezembro o empreendedorismo do campo vai mostrar sua força na cidade. Neste dia, quando ocorre o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no ExpoTrade Pinhais (região Metropolitana de Curitiba), serão apresentados os três vencedores do PER (Programa Empreendedor Rural) deste ano.

Realizado há 15 anos pelo Sistema Faep/Senar-PR em parceria com o Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e a Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), o PER tem como objetivo incentivar o empreendedorismo no campo e a boa gestão nas propriedades rurais.

Desde que foi criado, o programa já capacitou 28 mil pessoas, que a partir dessa experiência passaram a olhar de outra forma para seus negócios rurais.

Quando decide participar desse programa, o produtor rural embarca em um curso que tem como objetivo final a construção de um projeto de empreendedorismo. Nesse processo, são analisados diversos elementos, como o mercado onde ele está inserido, quais são seus concorrentes, onde irá comercializar sua produção e outros conteúdos que podem fazer toda diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empreitada.

O planejamento estratégico é o cerne deste trabalho, que irá capacitar os participantes a gerenciarem da melhor forma os riscos e oportunidades do seu negócio. O objetivo é um só, dar as condições para que o salto do empreendedorismo possa ser realizado com segurança e confiança.

Envolvidos

Este ano o programa recebeu 89 projetos concorrentes, que foram analisados por uma banca avaliadora composta por professores universitários, especialistas e técnicos do sistema Faep/Senar-PR. Destes foram selecionados dez projetos finalistas. Os três vencedores do PER 2018 serão revelados apenas no próximo dia 14 de dezembro no Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais.

As mudanças que ocorrem nos cenários tecnológico, econômico e social nos últimos anos, implicam que o programa seja atualizado de tempos em tempos. Desde o início de 2018 um Grupo de Trabalho está debruçado sobre a atualização da metodologia e do conteúdo do programa. Segundo a técnica do Detec (Departamento Técnico Econômico) do Sistema Faep/Senar-PR, Luciana Matsuguma, “A atualização do programa faz parte da sua essência. Afinal, estamos inseridos em um mercado dinâmico que muda rapidamente, e o produtor precisa estar preparado”, diz.

Premiação

A festa de premiação, que ocorre no Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, deve reunir mais de 5 mil pessoas, vindas de todas as regiões do Paraná. Os autores dos três projetos vencedores recebem como prêmio uma viagem técnica internacional, onde poderão conhecer a realidade produtiva de outro país.

Conheça os finalistas (por ordem alfabética da cidade)

Assaí
Aviário de Frango de Corte com Autossuficiência de Lenha
Luzia Mary Shimote Teshima e Milton Toshio Teshima
Céu Azul
Melhoria nos Custos de Produção da Atividade de Frango de Corte
Adriano Facin e André Facin
Cidade Gaúcha
Construção de Estufa Semi-hidropônica para Produção de Tomates
Carla Viviane Lima Ribeiro
Guarapuava
Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Produção Agropecuária aplicado ao Sítio Zanovello
Criz Renê Zanovello e Roni Clei Zanovello
Guarapuava
Sistema de Irrigação na Cultura do Tabaco
Alex Traczveski e Diogo Belin
Ipiranga
Diversificação Agrícola na Fazenda Capivari: Implantação da Cultura de Canola Trigo Mourisco e Shiitake
Ana Paula Bochnie Amaral
Maringá
Implantação de Sistema de Integração Lavoura Pecuária como Estratégia de Diversificação de Atividades e de Sucessão Familiar
Ana Cláudia de Paiva Carvalho Bavaresco
Maringá
Maracujá na pequena propriedade rural: geração de renda e sustentabilidade
Luiz Carlos Osipi
Pinhão
Implantação de um Apiário para Produção de Mel e seus Derivados
Nathan Eduardo Moreira de Moraes
Rondon
Produzir Batata Doce Irrigada – Realizando um sonho em família
Aline Almeida Borges