Saúde

Nova escalada da covid-19 na região sudoeste preocupa órgãos de saúde

Nas últimas semanas, o número de casos voltou a subir e, como consequência a ocupação de leitos hospitalares também aumentou

Comissão de Saúde da Amsop se reuniu em caráter emergencial nesta segunda
Comissão de Saúde da Amsop se reuniu em caráter emergencial nesta segunda

“Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia”, sintetizou o prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno. Ele é o coordenador da Comissão de Saúde da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e realizou na manhã de hoje uma reunião emergencial com representantes de órgãos de saúde para debater o enfrentamento à nova onda da covid-19 na região.

Nas últimas semanas, o número de casos voltou a subir e, como consequência a ocupação de leitos hospitalares também aumentou. Se somam aos desafios para enfrentar a doença o esgotamento das equipes de saúde, o descumprimento de medidas de prevenção e a intensificação de aglomerações e eventos, em desacordo com as regras contidas nos decretos municipais. Os chefes da 7ª e 8ª Regional de Saúde, do Hospital Regional, dos conselhos de secretários de saúde e de outras instituições participaram do encontro.

Diante do aumento expressivo no número de casos, o grupo vai pedir a revisão da flexibilização de algumas atividades e emitir uma série de recomendações técnicas aos municípios e entidades. “Não queremos que o comércio e a indústria sejam paralisados, mas entendemos que atividades não essenciais, como casas de shows, eventos, jogos de futebol, sejam revistos e suspensos temporariamente”, adiantou Cezar.

Na quarta, uma coletiva de imprensa com os órgãos de saúde vai detalhar o panorama da Covid na região e apresentar recomendações para conter a nova onda da doença.

Fonte: Assessoria/Amsop