Saúde

Milhares de pessoas tomaram doses vencidas da AstraZeneca; Sesa diz que vai verificar situação junto às secretarias municipais; VEJA NOTA

A campeã em aplicações de vacinas vencidas foi a cidade paranaense de Maringá

Vials of AstraZeneca vaccine against the coronavirus disease (COVID-19) are pictured in Huelva, Spain March 24, 2021. REUTERS/Marcelo del Pozo
Vials of AstraZeneca vaccine against the coronavirus disease (COVID-19) are pictured in Huelva, Spain March 24, 2021. REUTERS/Marcelo del Pozo

As prefeituras de ao menos 1.532 cidades brasileiras continuaram a aplicar doses vencidas de vacinas contra a Covid-19. Um levantamento da Folha de São Paulo apontou 25.935 casos. No fim do quarto mês do ano, eram 1,2 mil.

No gráfico a seguir, é possível ver todos os lotes que já passaram do seu prazo de validade. Para saber se a sua vacina foi aplicada depois do vencimento, é necessário checar no cartão de vacinação se o lote é um dos presentes na lista e depois ver se o dia de aplicação foi depois da data de vencimento.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná informou em nota que todos os lotes que chegaram ao Paraná pelo Ministério do Saúde foram, e continuam sendo, rapidamente descentralizados para todos os 399 municípios. A logística de distribuição tem sido um diferencial na estratégia estadual de vacinação.

Mesmo assim, as informações sobre os possíveis imunizantes vencidos serão verificadas junto às secretarias municipais, que são responsáveis pelo controle final da aplicação. O Estado também aguarda um posicionamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sobre o caso.

A Secretaria ressalta que é preciso ponderação neste momento e que todas as vacinas são seguras. Os municípios podem continuar o processo de imunização.

 

Veja em quais cidades paranaenses a vacina foi aplicada:

Caso a vacina seja aplicada depois da validade, o principal risco é a ineficácia do imunizante.

 

Fonte: Metrópoles   / Folha de São Paulo