As inscrições para os programas de residência multiprofissional da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), encerram nessa quinta-feira (08). São 54 vagas, em diversas especialidades. “Os residentes têm a experiência de atuar como profissionais, mas em um ambiente científico, onde podem aprender e aprimorar o conhecimento. Historicamente temos residentes de várias regiões do Brasil, e isso é muito gratificante”, diz o coordenador da Coremu (Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde), Carlos Eduardo de Albulquerque.

O HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) já formou 165 residentes multiprofissionais, e conta atualmente com 87, em formação. “A abertura dos programas de residência no hospital trouxe diversos benefícios, como a vinda dos cursos de saúde na universidade, a transformação do hospital em universitário, e com isso, a ampliação do atendimento. Os residentes aqui realizam diversas pesquisas aplicadas ao dia a dia do hospital, dão um grande suporte e auxiliam a garantir uma assistência de extrema qualidade”, afirma Carlos.

São no total 9 programas, contemplando também o mais recente: Residência Multiprofissional em Reabilitação Integral das Anomalias Craniofaciais, que tem a primeira turma em formação em 2020. “É um programa novo, que está abrindo a segunda turma agora, contemplando várias profissões. É uma oportunidade muito boa de aprendizado”, enfatiza Carlos. Entre os cursos que o programa abrange estão: Odontologia, Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Biologia e Nutrição.

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA

Enfermagem
Especialidade em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções: 06 vagas
Residência em Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica: 06 vagas

Fisioterapia
Especialidade em Fisioterapia Hospitalar: 06 vagas
Especialidade em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica, Neonatal e Emergência: 06 vagas

Farmácia
Especialidade em Farmácia Hospitalar e Clínica: 06 vagas
Especialidade em Análises Clínicas: 06 vagas

Odontologia
Especialidade em Reabilitação oral – Prótese Dentária e Dentística Restauradora: 04 vagas
Especialidade em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial: 02 vagas

Residência Multiprofissional em Reabilitação Integral das Anomalias Craniofaciais
Odontologia: 03 vagas
Assistência Social: 01 vaga
Enfermagem: 01 vaga
Fisioterapia: 02 vagas
Fonoaudiologia: 02 vagas
Psicologia: 01 vaga
Biologia: 01 vaga
Nutrição: 01 vaga

INSCRIÇÃO

O valor da inscrição é de R$ 250, e pode ser feito através do site https://www.unioeste.br/portal/pos-graduacao/cursos/lato-sensu-residencia.

O processo seletivo contará com duas etapas, a primeira no dia 6 de novembro, e outra etapa no dia 20 a 23 de novembro.