Opinião

Informe da Redação

 

 

Assumiu

Suplente Damião Santos assume como vereador em Toledo

A sessão da Câmara de Toledo de ontem (6), teve a posse do suplente de vereador Damião José dos Santos, que assumiu a vaga deixada com a extinção do mandato do vereador Gilson Francisco após sua renúncia em 29 de novembro. O novo vereador obteve 646 votos pelo Cidadania nas eleições do ano passado, ficando como primeiro suplente.

 

Incentivo

A Câmara de Toledo discute um projeto de lei, de autoria da vereadora Yasmin Hachem (MDB), que busca valorizar os recém-formados em Direito, incentivando a contratação de advogados em início de carreira. O PL nº 184/2021, que está sob análise das comissões da Câmara, pretende criar um selo “Incentivador da Advocacia Iniciante” e será concedido àqueles escritórios que contratarem ou associarem advogados iniciantes.

 

Nome Limpo

Consumidores de Cascavel com dívidas em atraso poderão renegociar seus débitos com o comercio a partir de hoje (7), na segunda edição da campanha Meu Nome Limpo. De hoje até sexta-feira (10), os consumidores poderão se dirigir até o Teatro Municipal Sefrin Filho, no centro de Cascavel, consultar a situação do CPF gratuitamente e renegociar as pendências com desconto de pelo menos 50% sobre os juros.

 

Homenagem

A Câmara Municipal de Cascavel realiza nesta terça-feira (7) a entrega de um Voto de Louvor e Congratulações ao Tenente Coronel Rubens Garcez, ex-comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar. A entrega da homenagem será feita antes do início da sessão ordinária. Garcez deixou o comando do 6° BPM para assumir compromissos em Curitiba. Quem assumiu o comando do 6° BPM foi o Major Jorge Aparecido Fritola.

 

Codesc

Durante a sessão ordinária da Câmara de Cascavel de ontem (6), o presidente do Codesc, Alci Rotta Junior, fez uso da Tribuna do Povo, para apresentar ações e planejamento do Codesc. Rotta, pontuou que o Conselho é representado por mais de 65 entidades representativas de Cascavel que de forma voluntária contribuíam com desenvolvimento do município e tem como missão estimular à transformação de ambientes urbanos em espaços propícios a inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis.

 

Monitoramento

Na próxima quinta-feira (9), o Tribunal de Contas do Paraná vai assinar com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação um acordo visando o monitoramento de grandes obras públicas com a utilização de satélites. O projeto visa treinar pessoal técnico do TCE para analisar as imagens que serão fornecidas pelo INPE, ampliando as ações de fiscalização sobre as obras.

 

Testada e Aprovada

O INPE já testou o uso dessa tecnologia em três obras no Paraná: um hospital em Francisco Beltrão; a pavimentação da Estrada do Socavão, no município de Castro; e a reforma e ampliação do Aeroporto de Maringá. Foram utilizados dois satélites (CBRES-4 e CBRES-4A), que registraram em detalhes a evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas.

 

Dívida Ativa

O Tribunal de Contas do Paraná determinou que o DER do Paraná elabore, no prazo de 30 dias, um plano de ação com as medidas, responsáveis e prazos de execução de recomendações para aprimorar a gestão da dívida ativa da autarquia. O DER tem cerca de R$ 800 milhões de créditos a receber, decorrentes de taxas e multas relativas a infrações de trânsito que a entidade tem a competência legal de arrecadar.