Policial

Imagens de duas mil câmeras vão auxiliar trabalho da polícia

A intenção é expandir as atividades para todo as cidades do Estado

Curitiba – A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná está na fase final dos procedimentos para que o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) seja utilizado como ferramenta policial 24 horas por dia. Esta fase compreende testes de softwares e capacitação dos profissionais que vão atuar no local, controlando as câmeras.

A estrutura do Centro permite videomonitoramento por meio da interligação com câmeras de segurança públicas e privadas. São duas mil câmeras públicas que já estão integradas e que, por meio de profissionais operadores de inteligência, poderão auxiliar em tempo real o policial que estiver atendendo uma ocorrência.

Nos últimos meses, houve uma readequação do projeto, que anteriormente previa a utilização do espaço como central de despacho de ocorrências.

“Será possível pesquisar informações dos suspeitos em bancos de dados e cruzar esse levantamento com placas de veículos, por exemplo, interagindo com o policial que estiver na rua, atendendo a ocorrência”, explica o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

A instalação dos novos equipamentos e reuniões semanais com os técnicos envolvidos vem acontecendo desde o início do ano. Em um primeiro momento, o trabalho de segurança pública a partir do Centro Integrado, com esse novo conceito, começa por Curitiba e Região Metropolitana, na primeira semana de agosto. A intenção é expandir as atividades do Centro Integrado para todo o território paranaense.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)