Saúde

"Fumacê" contra a dengue será realizado em Cascavel

O início da aplicação está previsto para esta sexta-feira, dia 13, a partir das 17h

"Fumacê" contra a dengue será realizado em Cascavel

 

Com o atual quadro de epidemia em Cascavel, o Município vem desenvolvendo desde fevereiro/2022 ações intersetoriais de sensibilização e orientação da população. Contudo, as ações não foram suficientes para conscientizar a população dos cuidados necessários para prevenção a dengue, e os casos seguem aumentando a cada semana. Por esse motivo, A Secretaria de Saúde solicitou avaliação ao Ministério da Saúde para aplicação de inseticida, por meio do fumacê.

O início da aplicação está previsto para esta sexta-feira, dia 13, a partir das 17h em Cascavel. O procedimento deverá ocorrer até às 22h, e será realizado nas localidades com mais casos positivos confirmados até o momento: Aclimação, Canadá, Cancelli, Coqueiral, Claudete, Cascavel Velho, Itália, Itamarati, Veneza e Presidente.

Conforme liberação do Ministério da Saúde, serão utilizados dois veículos, iniciando pela região Oeste.

A Secretaria de Saúde reforça que o fumacê só será aplicado nos locais de maior incidência, previamente autorizado pelo Ministério da Saúde, e lembrando que o fumacê só elimina o mosquito alado (o que está circulando).

Os cuidados e eliminação de possíveis criadouros devem ser mantidos.

A Secretaria Municipal de Saúde pede à população, que cubra gaiolas, animais de estimação, alimentos em geral, caixas da água e proteja pessoas com alergias e problemas respiratórios.

Os horários de aplicação serão das 5h às 10h e das 16 às 22h. A aplicação depende das condições climáticas, em caso de chuva, ventos ou baixas temperaturas, a programação será transferida para o próximo dia favorável. O carro de som passará pelos locais da aplicação com período de antecedência para informar a comunidade.

“Combater a dengue é um dever de todos”

Secom