A Prefeitura de Foz do Iguaçu retoma nesta quarta-feira (20) a vacinação dos adolescentes de 14 a 17 anos. A partir do meio-dia dessa terça-feira (19), está aberto o agendamento no site vacinacao.pmfi.pr.gov.br. Também continuam a ser imunizados os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.

As doses serão aplicadas em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): Vila Carimã, Ouro Verde, Vila Adriana, Parque Presidente, Jupira e Jardim Curitibano. As adolescentes gestantes, puérperas e lactantes também poderão receber a primeira dose.

“Já atingimos 108,3% da população adulta vacinada com a primeira dose, e 74,8% com as duas doses ou dose única. Agora, queremos avançar ainda mais na campanha de imunização contra a covid com os adolescentes, por isso fizemos a redução da faixa etária com a chegada de mais vacinas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Foram selecionadas seis UBS para a aplicação dos imunizantes por conta da antecipação da segunda dose nas demais unidades, e mais de 2.500 vacinas serão destinadas aos adolescentes.

“São duas estratégias distintas, mas com o mesmo objetivo: aumentar a proteção da população e garantir que, o quanto antes possível, podemos nos ver livres desta pandemia. Até lá, os cuidados ainda se mantêm necessários”, reforça Rosa.

No dia da vacinação, é necessário levar um documento oficial com foto, CPF, cartão SUS (quando possuir) e um comprovante de residência. Para vacinação deste público, se faz necessária a autorização dos pais ou responsáveis, verbal, ou no ato da vacinação ou por escrito.

Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Adolescentes com comorbidades que fazem parte do grupo prioritário e são acompanhados pelas unidades de saúde não precisarão apresentar nenhum documento extra, se estiverem com o CID da doença cadastrado no sistema RP Saúde. No momento que o adolescente for realizar o agendamento ele será informado se precisará levar a declaração médica ou se sua comorbidade já se encontra cadastrada no sistema do município.

Já os adolescentes acompanhados pela rede privada precisam apresentar uma declaração de comorbidade, preenchida, assinada e carimbada pelo médico que o (a) acompanha. O modelo de declaração de comorbidades está disponível no site. Se o paciente apresentar atestado / declaração médica que possa ser validado pela equipe da unidade e contenha as informações necessárias para confirmação da condição de comorbidade, este poderá ser aceito.

Gestantes, Puérperas e Lactantes de 12 a 17 anos

A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional. As gestantes deverão apresentar o cartão de pré-natal e prescrição médica para serem vacinadas. As puérperas (mães que tiveram bebê até 45 dias) com idade de 12 a 17 anos também deverão apresentar cartão de pré-natal ou certidão de nascimento do bebê e prescrição médica.

(Assessoria)