Policial

Forças de segurança lançam nona edição da Operação Ágata

Além das Forças Armadas, participam as polícias Civil, Militar e Rodoviária

Foz do Iguaçu – Profissionais da área de segurança pública deflagraram nesta quarta-feira (22), em toda área de fronteira do País, a nona edição da Operação Ágata. O objetivo é reduzir o número de crimes fronteiriços e transnacionais na faixa de fronteira terrestre, além de aumentar a presença do Estado Nacional na região.

Durante a operação serão empregados efetivos das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica -, de órgãos de segurança pública e fiscalização federais, estaduais e municipais, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Associação Brasileira de Inteligência, Ministério Público, Guardas Municipais, entre outros, além de agências federais e estaduais, tais como Anvisa, Anac, Ibama, Instituto Chico Mendes.

Para desenvolver as atividades de fiscalização serão empregados vários tipos de viaturas, de uso terrestre, aéreo e fluvial, incorporando às operações equipamentos de tecnologia avançada, como radares, rádios e instrumentos ópticos.

Dentre os órgãos que fazem parte da operação, que não tem data de término, está a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel. Na atuação, eles estarão subordinados ao Comando Militar do Oeste, com base em Campo Grande (MS).

O Exército de Cascavel será responsável por conduzir as operações das Forças Armadas em uma faixa de fronteira de 380 quilômetros entre o Brasil, Argentina e Paraguai, iniciando em Barracão, na divisa com Santa Catarina, até Guaíra, divisa com o Mato Grosso do Sul.

A Operação Ágata, pelo trabalho desenvolvido desde 2011, pela quantidade de militares e servidores envolvidos e pelos resultados, tem chamado a atenção das autoridades de países vizinhos assim como de outros continentes.

Observação internacional

Durante a 9ª Edição está pré-agendada a visita de observadores militares de diversos países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Essa será a primeira vez em que serão empregados os recursos do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira), projeto estratégico do Exército que está sendo implantado, experimentalmente, na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Dourados (MS).