Opinião

Força de Lei

Foto:Agência Brasil
Foto:Agência Brasil

A decisão veio de cima, mas deu forças para quem está mais na parte de baixo da pirâmide dos entes federativos. Neste caso, municípios têm mais poder que a União para a tomada de decisões sobre ações e liberações em relação ao coronavírus e à covid.

É com essa definição que veio do principal tribunal do País que os times do futsal paranaense estão entrando em quadra, mesmo contra a vontade do governo do Estado. Prevaleceu a regra do jogo jurídico.

Na real, os times voltam a jogar e conseguem manter seus elencos, patrocinadores e tudo mais, minimizando os custos com os protocolos, uma vez que há um entendimento de que não serão necessários exames semanais para os atletas. Cada rodada de exames está orçada em cerca de R$ 5.000, valor inviável para alguns times caso seja desembolsado a cada partida.

Hoje tem jogo em Pato Branco. Amanhã tem estreia do Cascavel Futsal, ainda fora de casa. Mas o time tem a pretensão de também aproveitar o último decreto municipal sobre o assunto para colocar alguns torcedores dentro do ginásio.

Vamos aguardar.

Líder

Mesmo com a liderança no Brasileirão, o técnico do Internacional, Eduardo Coudet, segue pedindo a contratação de um atacante, que pode vir do futebol estrangeiro. Além de Paolo Guerrero, ele também não pode contar com William Pottker por, no mínimo, três semanas. O jogador sofreu uma lesão na coxa direita e será desfalque nos próximos cinco jogos.

Grana extra

Em dificuldades financeiras, o Paraná Clube inovou para poder pagar o bicho dos jogadores. O time está fazendo a venda de ingressos virtuais. O torcedor que comprar vai concorrer ao sorteio das camisas que foram utilizadas no jogo contra o Botafogo, amanhã, pela Copa do Brasil. No jogo de ida, o time perdeu por 1 a 0 e precisa vencer para se classificar.

Mais um

A rodada do Brasileirão no fim de semana fez mais um técnico perder seu lugar. Desta vez, foi Daniel Paulista, do Sport Recife, após a derrota para o São Paulo. O Sport não começou bem o campeonato e está na 18ª colocação, com apenas quatro pontos em cinco partidas disputadas. Daniel chegou a ser campeão da Copa do Brasil 2008 pelo Sport, ainda como jogador.

Retorno

O confronto paranaense na Série B, entre Paraná e Operário terminou empatado e mantendo os dois times entre os primeiros colocados na tabela. Agora, os times só voltam a campo no fim de semana para buscar a manutenção na parte de cima da tabela. Vale lembrar que vários times, entre eles CSA e Chapecoense, estão com menos jogos por conta da covid.

FCC

Pra não dizer que não falei do FCC… até ontem não havia aparecido no BID da CBF nenhuma transação envolvendo Adenilson com o Londrina. Consequentemente, também não apareceu registro de Carlos Henrique por aqui. Na prática, Adenilson treina no Londrina, mas não pode jogar a Série C. E o FCC pode ter novo atacante em breve, seguindo na negociação com o time do norte.

Acesso

A Divisão de Acesso do futebol paranaense será iniciada no dia 27 de setembro. No arbitral de ontem à tarde, os dirigentes decidiram alterar a fórmula de disputa escolhida no início do ano. Agora, apenas quatro times se classificam para a segunda fase. Anteriormente, seriam oito times. Campeão e vice sobre para a elite em 2021.