Saúde

Evento destaca importância da doação de leite materno

A prática também favorece o desenvolvimento da cavidade bucal, resultando em dentes mais saudáveis e, consequentemente, menos problemas de mastigação, fala e respiração

Evento destaca importância da doação de leite materno

 

Curitiba – Em alusão à Semana Nacional e Paranaense de Doação de Leite Humano, a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná promove o evento virtual “A importância do Leite Materno para a Primeira Infância, e a Doação de Leite Humano através da Rede Paranaense de Bancos de Leite Humano”. Ele acontecerá por meio de transmissão ao vivo, nesta sexta-feira (13), às 9h, no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Paraná.

Atualmente, o Paraná conta com 14 Bancos de Leite Humano e 17 Postos de Coleta. Em 2021, as unidades do Estado coletaram aproximadamente 23.704 litros de leite, beneficiando mais de 14.500 crianças. Crianças que recebem o leite materno adoecem menos, ficam mais protegidas contra diarreias, doenças respiratórias e otites, além de apresentar menos riscos para o desenvolvimento de alergias, hipertensão, obesidade e diabetes ao longo da vida.

A prática também favorece o desenvolvimento da cavidade bucal, resultando em dentes mais saudáveis e, consequentemente, menos problemas de mastigação, fala e respiração. Quanto à mulher que amamenta, a Saúde também aponta resultados positivos, como o aumento do vínculo com o bebê, redução do risco de câncer de mama e de sangramento no pós-parto e ajuda na perda de peso pós-gestacional.

Esse quadro é a base da importância da doação.

Os Bancos de Leite Humano são serviços especializados criados para qualificar a assistência neonatal e contribuir para a redução da mortalidade infantil. O processo de coleta e processamento do leite humano se dá com rigoroso controle de qualidade, seguido da distribuição para bebês prematuros e de baixo peso de acordo com as necessidades de cada recém-nascido. Além disso, oferecem também atendimento de orientação, manejo e apoio à amamentação.

Para realizar a doação, o Estado orienta as mulheres a entrar em contato com o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta mais próximo da residência.