Agronegócio

Emater traça metas para 2019

Os técnicos do Instituto Emater se reuniram em Cascavel e em Medianeira para planejar ações a serem desenvolvidas no ano de 2019.

O principal objetivo da reunião foi planejar ações voltadas para atender a agricultura familiar na área de abrangência dos 28 municípios da região de Cascavel. As principais premissas serão trabalhar para a busca de resultados, agir com responsabilidade social e sustentabilidade, viabilização das famílias no meio rural. Essas ações serão desenvolvidas pelo quadro de 45 técnicos e serão atendidas em torno de 8 mil famílias no próximo ano.

Os principais projetos da região são: agroindústrias, com transformação de produtos e agregação de valores, acesso a mercado, dentre outros; políticas públicas para atender as demandas de programas governamentais; pecuária leiteira com melhoria das pastagens, melhoria do rebanho, gestão das propriedades e qualificação dos produtores; fruticultura e olericultura, produção de grãos; manejo integrado de pragas e doenças da soja; piscicultura; crédito rural e organização de agricultores e associações e cooperativas.

O gerente regional do Instituto Emater de Cascavel, José Lindomir Pezenti, ressalta que o trabalho será feito em parceria com prefeituras e outras entidades. Disse também que o Instituto Emater, além de executar essas atividades, possui a importante função de articular e coordenar ações de assistência técnica e extensão rural na região.