Política

Eleições Curitiba

Eleições Curitiba

O deputado federal Luciano Ducci (PSB) lidera em todos os cenários uma sondagem eleitoral estimulada do Instituto Paraná Pesquisas divulgada ontem (14) para a Prefeitura de Curitiba. Em segundo lugar aparece o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) e, em terceiro, o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD).

 

Segundo turno

O Paraná Pesquisas também apresentou três cenários de segundo turno. O primeiro Luciano Ducci aparece com 44%, seguido do secretário de Estado e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, com 31,7% dos votos. No segundo cenário, o deputado estadual Ney Leprevost aparece com 41,8% e Eduardo Pimentel com 31,7%. No terceiro cenário, entre Ducci e Leprevost, o ex-prefeito tem 40,4%, contra 35,1% de Leprevost.

 

Rejeição

O Paraná Pesquisas também avaliou a rejeição dos nomes. O candidato que aparece com a maior rejeição é o ex-governador Beto Rocha, com 50,8%. Goura tem 12%, Ducci 11,7%, Leprevost 9,3%, Maria Victória, 8,9%, Eduardo Pimentel 8,5%, Paulo Martins 7,8%, Fernanda Dallagnol 7,5%, Luizão Goulart 7,2%, Ilana Lerner Hoffmann 7%, e Carol Dartora 6,5%.

 

Obras paralisadas

O TCER-PR (Tribunal de Contas do Estado) homologou a emissão de oito recomendações sobre retomada de obras em cinco municípios, cujo prazo de implementação é de até seis meses. As medidas foram indicadas pela COP (Coordenadoria de Obras Públicas) do órgão de controle, após a unidade técnica realizar auditorias a respeito do assunto ao longo do ano em Araruna, Itaguajé, Sertaneja, Quatro Barras e Marechal Cândido Rondon. As orientações são para que os municípios retomem obras paralisadas.

 

Escola cívico-militar

Após a realização de uma consulta pública, a rede de ensino do Estado do Paraná ganhará mais duas escolas do modelo cívico-militar: o Colégio Estadual Presidente Kenedy, de Serranópolis do Iguaçu, e o Colégio Estadual Santo Inácio de Loyola, de Terra Rica. A escolha se complementa às 83 escolas que optaram pelo modelo neste ano. Nos próximos dias serão realizadas novas consultas em escolas de todo o Paraná, no oeste, terão consultas em Toledo, Santa Helena e Foz do Iguaçu.

 

Indicados aprovados

O Senado Federal aprovou a indicação do senador licenciado e atual ministro da Justiça Flávio Dino para o cargo de ministro do STF. A votação secreta terminou com 47 votos a favor e 31 contrários, além de 2 abstenções. Dino ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber. Os senadores também aprovaram o nome de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República, em indicação encaminhada pelo presidente Lula.

 

Sérgio Moro

As votações para a aprovação de Dino e Gonet foram secretas. No entanto, uma foto divulgada pelo Estadão mostra trocas de mensagens entre o senador paranaense Sérgio Moro (União Brasil) e um assessor, na qual ele é orientado a não divulgar o seu voto, caso fosse favorável a Flávio Dino por conta da rejeição do ministro da Justiça de Lula entre os eleitores bolsonaristas.

 

LDO 2024

A Comissão Mista de Orçamento aprovou o relatório final do projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2024, que estipula as regras para o Orçamento da União do próximo ano. Entre as principais novidades do PLN 4/2023 está a obrigação do governo federal de reservar as emendas parlamentares impositivas no primeiro semestre de 2024. O texto ainda precisa ser votado no Plenário do Congresso Nacional. Serão R$ 25 bilhões para emendas individuais.