Agronegócio

El Niño favorece as lavouras

A Região Centro-Sul do Brasil deve encontrar perspectivas climáticas bastante favoráveis à agricultura ao longo de 2019. O ano será marcado pela atuação do El Niño – fenômeno climático que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico -, o que deve se traduzir em chuvas abundantes e bem distribuídas. As previsões foram apresentadas pelo agrometeorologista Luiz Renato Lazinski, no workshop “O bilionário mercado de seguros rurais no Brasil”, realizado na sede da Faep-PR.

De dezembro de 2018 a fevereiro do ano que vem, a previsão é de que as precipitações ocorram dentro das médias históricas e de forma bem distribuída. De março a maio de 2019, as chuvas devem ser um pouco mais abundantes, mas igualmente uniformes. O meteorologista acrescenta que os dados históricos apontam que em 90% dos anos sob atuação do El Niño a produtividade das lavouras fica acima da média. “Será um ano bem positivo para a agricultura, com condições climáticas bastante favoráveis: chuvas abundantes, distribuídas e temperaturas amenas. Até maio, por exemplo, chove bem no Paraná, o que é muito bom para a safrinha”, avaliou Lazinski.

Em contrapartida, o especialista recomendou que os produtores devem ficar de olho no controle de pragas. É que o tempo mais úmido favorece o aparecimento de doenças. “O produtor vai encontrar uma pressão maior, principalmente em relação à ferrugem”, destacou.