Educação

Dicas para se preparar para o Enem em meio ao distanciamento social

Os professores do Colégio Renascença separaram algumas dicas para melhorar o aproveitamento dos estudante

Dicas para se preparar para o Enem em meio ao distanciamento social

O MEC (Ministério da Educação) reafirmou que manterá as datas de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com as aulas presenciais suspensas, os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão focados em manter uma rotina de estudos em casa. Os professores do Colégio Renascença separaram algumas dicas para melhorar o aproveitamento dos estudantes. Confira:

 

 

Tenha um local de estudo

O orientador educacional do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Renascença, Alexandro Pereira, recomenda montar um local de estudo com mesa e cadeira confortáveis. Essa medida evita o cansaço antecipado e impede que o estudante desenvolva dores e problemas de coluna devido a uma postura ruim. De acordo com o educador, é sempre bom evitar o sofá e a cama ou locais com ruídos de televisão e videogames que possam atrapalhar a concentração.

 

Fuja das redes sociais

Enquanto estiver estudando, é importante se desconectar das redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea. Dê atenção total para a qualidade dos seus estudos.

 

Plano de estudos

De acordo com o orientador, é interessante criar um plano de estudos individualizado com foco nos vestibulares do seu interesse. Isso envolve realizar as leituras obrigatórias, fazer exercícios das provas anteriores e trabalhar com temas dos editais. Alguns vestibulares, e mesmo o Enem, também buscam um repertório acerca das atualidades – por isso, informe-se.

 

Organize o material

A partir do seu plano de estudos, organize o material que será utilizado naquele dia. É importante ter tudo à mão para evitar ter que interromper a atividade para procurar um livro, uma régua ou outro tipo de ferramenta.

 

Ouça podcasts

Os podcasts podem ser grandes aliados nesta fase, comenta Alexandro, e utilizam uma linguagem bem próxima dos jovens. “Fica a dica do podcast Café da Manhã, uma produção da Folha de São Paulo em parceria com o Spotify. O podcast é um diário de notícias que ajuda o vestibulando a se repertoriar com os temas fundamentais do mundo contemporâneo”, indica.

 

Descanse

Alternar períodos de estudo e descanso favorece manter o ritmo. A cada uma hora e meia de estudos, o estudante pode agregar 15 minutos de descanso.

 

Treine redação

Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Colégio Renascença, Gabriela Granja conta que, para treinar a redação em casa, é necessário estar familiarizado com a prova, e se atualizar quanto aos problemas sociais atuais e, claro, escrever, no mínimo, um texto por semana. Redação é treino!