Saúde

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Levantamento do HCor aponta aumento de 30% na busca por ajuda para parar de fumar

Principal causa de morte evitável no mundo, cigarro reduz, em média, 20 anos de expectativa de vida do fumante

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Levantamento do HCor aponta aumento de 30% na busca por ajuda para parar de fumar

O cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo e reduz, em média, 20 anos de expectativa de vida do fumante. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), além de serem considerados grupos de risco no desenvolvimento de diversas doenças, os tabagistas também são apontados como grupo de risco para o novo coronavírus, por estarem mais suscetíveis a infecções respiratórias. Pelo possível comprometimento da capacidade pulmonar esse grupo ainda possui mais chances de desenvolver sintomas graves da covid-19.

Para acompanhar esses pacientes e ajudá-los no processo de cessação do tabagismo, o HCor mantém o Programa Vida Sem Cigarro, que já atendeu mais de 1.200 pessoas desde sua implantação, e viu recentemente a procura por ajuda subir até 30%, nesses meses de pandemia e isolamento.

Durante o processo para largar a dependência, psicólogos ressaltam, a maior resistência dos “fumantes de poucos cigarros” que fumam até cinco cigarros por dia e das mulheres que costumam ter uma relação mais emocional com o vício.

Neste sábado, 29 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, os especialistas do HCor reforçam a importância de parar de fumar em qualquer etapa da vida, e ficam à disposição para repercutir a pauta.