Saúde

Dia Mundial da Saúde: alerta para perigos da obesidade e hipertensão

Segundo as estatísticas, 70,6% dos adultos que já tiveram peso e altura medidos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde no estado apresentaram excesso de peso, com 37,2% dentro da condição de obesidade

Dia Mundial da Saúde: alerta para perigos da obesidade e hipertensão

Curitiba – O Dia Mundial da Saúde foi comemorado ontem (7) e, no Paraná, foi marcado com ações para incentivar e conscientizar a população a respeito dos benefícios de manter o corpo e mente saudáveis, além de alertar sobre alguns dos problemas que afligem a população. Um deles é a obesidade, fator que, de acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional aponta números de preocupação no estado.

Segundo as estatísticas, 70,6% dos adultos que já tiveram peso e altura medidos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde no estado apresentaram excesso de peso, com 37,2% dentro da condição de obesidade. Em relação às crianças, 16,7% dos menores de 5 anos e 41,4% entre 5 e 9 anos apresentaram algum grau de excesso de peso, segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade.

Entre os adolescentes, 40,9% estavam acima da média ideal e 19,4% eram obesos. Já na população idosa, o sobrepeso foi constatado em 56,5% dos avaliados. A Secretaria Estadual de Saúde fez um alerta sobre a necessidade e importância da adoção de bons hábitos e comportamentos para a promoção da saúde. Isso inclui manter uma alimentação adequada e ser fisicamente ativo, que são pilares essenciais para alcançar qualidade de vida.

Evitar o consumo de cigarro, bebidas alcoólicas e outras drogas também é fundamental para manter o funcionamento do organismo e evitar doenças cardíacas, pulmonares, além do câncer e diabetes, que podem ser influenciadas severamente por fatores como alimentação inadequada e sedentarismo.

Ainda sobre hábitos alimentares, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, a proporção de adultos que estão dentro do consumo recomendado de frutas e hortaliças no Paraná foi de apenas 11,6%. Em relação à atividade física, no mesmo ano, o percentual de adultos que praticaram exercícios no tempo livre 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa e 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana, foi de 29,9%.