Dentes afastados ou mordida desigual? Pode ser maloclusão

Esse problema afeta mais de 60% da população

Você sabe o que é maloclusão? Também chamada de má-oclusão, é um problema ortodôntico desenvolvido no crescimento e desenvolvimento dos dentes e região dentofacial, que também pode ser parcialmente hereditário.

Segundo a Associação Americana de Ortodontia, afeta mais de 60% da população e é descrita pela Organização Mundial da Saúde como um dos maiores problemas de saúde bucal. “Essa condição pode afetar a deglutição, a respiração e até a estética facial. Como efeito, aquele que sofre de maloclusão também pode ter baixa autoestima, dificuldade de se relacionar e outros transtornos psicossociais”, conta Fabiane Ravaneli, cirurgiã-dentista e diretora da Odonto.com.

“A ortodontia, especialidade mais antiga da odontologia, corrige os desvios através de aparelhos ortodônticos designados especificamente para cada caso”, explica a especialista.

Existem diversos tipos de maloclusão, cada um deve ser tratado de maneira diferente. Entre os mais comuns estão:

*Dentes apinhados: Ocorre geralmente quando os dentes são maiores que os ossos da face, o que ocasiona sua sobreposição.

*Dentes afastados: Pode haver um afastamento maior que o habitual devido à ausência de algum dente, seja devido a uma extração ou mesmo porque determinado dente não nasceu.

*Mordida profunda: É a denominação para os casos nos quais os dentes anteriores superiores cobrem totalmente ou quase totalmente os inferiores quando da mordida.

*Mordida cruzada: Os dentes anteriores superiores ficam posicionados atrás dos anteriores inferiores quando ocorre a mordida ou vice-versa.

Fonte: http://clinicaodonto.com.br/

 



Fale com a Redação

oito − 5 =